• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Faça um texto sobre Racismo até 15 linhas
racismo de marca e racismo de cor

Me ajudem por favor??


jfjsjsm: BONS ESTUDOS

Respostas

respondido por: jfjsjsm
14
O racismo consiste numa teoria que defende a existência de características que podem diferenciar os homens por meio da detecção dessas. A origem do termo vem do latim ratio, que significa categoria, sorte ou espécie. A partir do século XVII essa palavra foi empregada com o sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre os diferentes tipos humanos.

Foi a partir desse momento que a procura e identificação das diferenças entre os homens deixou de ser um simples exercício de classificação e identificação. A partir de então, a distinção racial serviu para que certos cientistas defendessem a idéia de que existiam raças “melhores” e “piores”. No século XVIII, as distinções raciais se limitavam à cor da pele, dividindo os grupos humanos entre as raças negra, branca e amarela.


No século seguinte, esses três critérios de distinção racial ganharam novas características morfológicas que definiram as raças com maior precisão. Nessa mesma época, as reinterpretações da teoria darwinista acabaram legitimando uma hierarquia onde a raça branca seria vista como o grau máximo do desenvolvimento físico e mental dos seres humanos. Com isso, asiáticos, mestiços e negros seriam colocados em patamares de menor grau de desenvolvimento.

Além disso, o racismo deixou de incorporar conceitos de natureza estritamente biológica para também defender a associação entre certos valores morais e estados psicológicos e uma raça. Tais conceitos ganharam enorme força na Europa do século XIX, principalmente a partir do processo de colonização dos continentes africano e asiático. O predomínio do “homem europeu branco” seria justificado por meio de uma pseudo-ciência defensora da necessidade de se civilizar as chamadas “raças indolentes”.

jfjsjsm: Muito obrigado
Anônimo: me segue também?
jfjsjsm: sim
jfjsjsm: pronto
Anônimo: brigado
jfjsjsm: qual o seu nome?
Anônimo: vini e o seu?
jfjsjsm: Foi um prazer ajudar
jfjsjsm: sou João
jfjsjsm: oi
respondido por: annaluribeiro82
5

Resposta:

Bom, o racismo esta tomando conta da população inteira. Tanto a sociedade brasileira tanto o mundo todo. As pessoas ultimamente só olham e prestam atenção na cor, popularidade, resumindo no "padrão", as pessoas ao invés de presta atenção no caráter da pessoa na pessoa inteira resumindo. Mas não essas pessoas tinham que pensar que se tudo mundo fosse igual, ia ser horrível, deus fez cada pessoa com seus jeitinhos nos seus detalhes, peque se fossemos tudo mundo igual tanto de aparência como no jeito de ser, as pessoas não iriam ter oque falar, conversar, interagir uma com as outras e nem fala das suas diferenças e etc...

Cada um é incrível do jeito que deus fez agente. Todos nos tínhamos que estar juntos unidos,  mas agora as pessoas brancas estão discutindo com negros falando de "raça" brigando com pessoas negras. É horrível que todo dia tenha uma  agressão, brigas...

COMO POR EXEMPLO:              

Um entregador Um entregador que trabalha para aplicativos de serviços de alimentação sofreu agressões verbais e racismo por parte de um morador de um condomínio de casas em Valinhos (SP). o homem ofende o profissional e diz que ele tem "inveja disso aqui", apontando para a própria pele.

E como também um entregador de 18 anos, o jovem que é negro. havia ido no centro comercial para trocar um relógio, que tinha comprado para os dias dos pais. Nisso quando foi trocar o relógio dois homens derrubaram o menino e bateram falando que ele avia roubado o relógio.

Daí eu penso onde tudo isso vai parar.

Explicação:

Perguntas similares