Sabe-se que a matriz BCG (Boston Consulting Group) é importante para a análise de produtos e/ou unidades de negócio. É importante saber que o quadrante em questionamento, representado pelo ponto de interrogação, corresponde a um cenário em que há alto crescimento de mercado, mas baixa participação relativa de mercado por parte da empresa. Ainda, que muitas empresas não investem nesse produto denominado como ponto de interrogação. Diante desse cenário, o que pode acontecer a um produto em questionamento, em que a empresa opta por não realizar mais ações para aumentar sua participação de mercado? Assinale a alternativa CORRETA. Alternativas: a) O produto em questionamento pode se tornar um abacaxi. b) O produto em questionamento se torna uma vaca leiteira. c) O produto em questionamento passa a ser uma estrela. d) Nada ocorre, o produto permanece como um ponto de interrogação. e) O produto em questionamento vira uma vaca leiteira, a curto prazo, e, a longo prazo, outro ponto de interrogação.
Respostas
respondido por:
10
Olá!
A alternativa C) é a correta.
Essa empresa pode se tornar uma estrela.
O mercado é grande e altamente lucrativo, essa empresa pode se tornar um grande empreendimento, um negócio que vale a pena investir.
O ponto de interrogação significa que a empresa está dentro de um grande mercado, mas que tem pouca participação, indica empresas jovens, na maioria das vezes, e essa posição é bastante perigosa.
ayronang:
Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
respondido por:
21
Letra A. O produto pode se tornar um abacaxi.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás