• Matéria: Português
  • Autor: mibicaletto
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre o livro Lucíola de José de Alencar:

1. Descreva a personalidade do narrador, Paulo Silva.
2. Como era a vida social de Lucíola?
3. Descreva a personalidade da heroína Lúcia/Maria da Glória.
4. Qual o tema central do romance?
5. Quais os principais temas abordados no romance Lucíola?
6. De que modo podemos compreender a sociedade do rio de janeiro no romance?
7. Alencar é um mestre na descrição de ambientes. quais as diferenças de ambiente entre as duas casas da protagonista?
8. em que momento se dá o clímax do enredo de Lucíola?

POR FAVOR ME AJUDEM!!!

Respostas

respondido por: raiadelrey
6

Boa tarde!

Eu recomendo que leia a obra, pois é excelente. Aliás, tente ler ao menos 3 obras do romantismo, das diferentes gerações.

segue link do livro:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000137.pdf  



mibicaletto: estou lendo porém minha prova é amanha e não vou ter como terminar o livro.
raiadelrey: Lúcia – como cortesã era a mais depravada . Coexistem nela duas pessoas: Maria da Glória, a menina inocente, simples, meiga, semelhante a um anjo, e Lúcia, a cortesã sedutora e caprichosa, que parecia mais um demônio. À proporção que Lúcia vai amando e sendo amada por Paulo, ela vai assumindo a Maria da Glória, sua verdadeira personalidade.
raiadelrey: Paulo - um provinciano de Pernambuco, 25 anos, que veio tentar se estabelecer no Rio de Janeiro, que é o narrador da história. Com o seu espírito observador e sensível, foi o único a compreender o estranho caráter de Lúcia. Seu temperamento é reservado sem ser tímido. É um ingênuo personagem romântico. Apesar de se declarar pobre e até se vexar por isso, vive byronicamente, de sonhos, de amor.
raiadelrey: Em relação à atualidade, a obra Lucíola trabalha com dois temas marcantes: a prostituição e o preconceito. Lucíola é, portanto, uma denúncia à mesquinhez da sociedade que julga as prostitutas como mulheres impuras, mas delas usufruem em benefício próprio, continuando a sustentar a classe, no momento em que são pagas pelos “serviços prestados”.
raiadelrey: Ao denunciar os sentimentos cruéis que a sociedade tem para com as prostitutas, José de Alencar cria um dos seus primeiros “perfis de mulher”, do qual Lúcia é com certeza um perfil de mulher tipicamente alencariano que vive o misto entre o amor puro e a libertinagem, ou seja, entre o modelo romântico e o modelo realista. É a submissão do amor romântico, onde a castidade é valorizada. Percebe-se também uma crítica social e moral ao preconceito.
raiadelrey: 7. Enquanto numa casa havia opulência e luxúria, devido a vida de cortesã, na outra havia simplicidade, humildade e inocência (quando ela se mudou e abandonou a vida de cortesã).
raiadelrey: 8.Suponho que foi quando ela engravidou e estava prestes a morrer, pedindo que Paulo casasse com a irmã dela.
mibicaletto: obg, vc me ajudou muito
Perguntas similares