• Matéria: Português
  • Autor: camilacosta195
  • Perguntado 8 anos atrás

8)A reportagem não é exatamente um texto de opinião, porém, nela, mais do que na notícia, o jornalista tem liberdade para expressar seu ponto de vista sobre o tema é até apontar saídas ou fazer sugestões.
A) A autora da reportagem chega a se posicionar claramente sobre o tema? Se sim, qual é o ponto de vista que ela expressa? Comprove com marcas do texto.
B) A autora não chega a explicitar propostas de solução para o silêncio que envolve as vítimas de estupro. É possível, porém, inferir no texto saídas para o problema? Justifique sua resposta com elementos do texto.
C) O título do texto -- "Como silenciar o estupro" -- justifica sua resposta no item anterior? Por quê?
9) Ao produzir uma reportagem,o jornalista pode lançar mão de vários recursos ou procedimentos que conferem amplitude e profundidade ao tema. Alguns deles são estes:
• Entrevista com especialistas
• Relato de casos verídicos
• Comparações
• Dados estatísticos
• Exemplo histórico
• Citação de pessoas ilustres (filósofos, escritores, líderes)
Quais desses recursos ou procedimentos foram utilizados na reportagem em estudo?
10) A entrevista foi publicada na revista superinteressante, que é voltada a um público constituído por estudantes, jovens e adultos, quem gostam de assuntos científicos e de interesse geral. Observe a linguagem empregada na reportagem.
A) Foi empregada a norma culta?
B) Como é a linguagem quanto a formalidade ou informalidade?
C) Esse tipo de linguagem é adequado ao perfil da revista e do público? Por quê? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: kacauchan
529

Olá!!


Vamos as respostas:


8 - A) Sim, ela se posiciona que está em oposição ao estupro. Que sempre apoiará as vitimas e que acha um absurdo quando alguns familiares não se ficam do lado as mesmas, como no caso do pai que disse que era melhor sua filha se casar com quem a estuprou do que perder sua "honra".

B) Sim, é tanto que ela cita sobre a lei que existia no nosso país em 2002 que dizia que se o estuprador casasse com a vitima ele não precisaria cumprir a sua pena. E isso é horrível, pois além de ser estuprada muitas mulheres foram forçadas a se casar por meio de ameaças para que eles não fossem presos e nisso vemos uma lei que defendia o lado do bandido.

C) Sim, pois esse tipo de lei, por exemplo, é forma de silenciá-lo. Além de culpar as vitimas, o que é muito comum.

9 - Todos esses recursos foram utilizados na matéria que é bastante descritiva e com vários dados verídicos que foram comprovados e outros estatísticos.

10 - A) Sim, a norma culta foi empregada principalmente por se tratar de um texto de cunho jornalístico.

B) A linguagem é em sua maioria formal, as únicas partes informais foram relatos de alguns homens que utilizavam gírias e derivados, mas num contexto geral tudo foi bem formal.

C) Sim, é adequado pois se trata de assunto muito sério e que não pode falar com tom de brincadeira. Pois esse tipo de texto serve para abrir a mente de diversas garotas para denunciarem casos semelhantes.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!


nn3: Resposta perfeita. Parabéns.
respondido por: laynna16
22

Resposta:

8-A)sim está em oposição estupro

b)Sim

c) sim,pois esse tipo de lei por exemplo é uma forma de silenciá-lo

9- todos esses recursos foram utilizados na matéria

10-A)Sim

b) a linguagem em sua maioria formal

c) sim,pois se trata de um assunto muito sério

Explicação:

Resumo das respostas <3

Perguntas similares