Respostas
Confederação do Equador- um movimento de caráter republicano logo no início do Reinado, que foi duramente reprimido e seus membros, populares, foram mortos. A morte de outro opositor Líbero Badaró, também causou certa inquietação.
Guerra da Cisplatina- onde o Brasil teve enormes perdas econômicas e militares e ainda perdeu o conflito, que terminou com a emancipação da até então província da Cisplatina.
Morte de D.João VI- este fato fazia com que D.Pedro II ficasse como herdeiro do trono português, apesar de não aceitar e abdicar em favor de sua filha, ter como Imperador alguém diretamente ligado a linha sucessória do trono português (tendo nascido lá, inclusive) não parecia o ideal para o alto escalão político brasileiro. Para reforçar isso temos a noite das garrafadas e a troca dos ministérios.
Economia enfraquecida- A queda nas exportações de açúcar e os gastos com a libertação total do território das tropas portuguesas, aliada a indenização a coroa portuguesa, bem como a falta de estrutura de economia interna (o Brasil fora uma colônia de exploração, e não tinha como produzir diversos dos produtos necessários).