• Matéria: Administração
  • Autor: brendapelotastsa
  • Perguntado 8 anos atrás

O achado arqueológico encontrado na Mesopotâmia em 1879, conhecido como Cilindro de Ciro revelou-se como a primeira declaração dos direitos humanos. Nela o Rei Persa Ciro II ordenou gravar formulações humanísticas, liberdade de crença religiosa bem como abolição da escravatura. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
O texto gravado no referido cilindro foi traduzido pela ONU em 1971.
Nas sociedades antigas, predominava a noção de sociedade estamental, ou seja, cada indivíduo tem uma posição e uma função definida. A posição social é determinada pela hereditariedade. A estrutura é estática (não há mobilidade social) e hierárquica, sendo vinculada às atividades econômicas.
Apesar da menção ao referido achado arqueológico estar correta, nele não constam textos sobre direitos humanos, pois estas declarações vieram a público apenas na Modernidade, cume das revoluções ocorridas na Europa.
A invenção da escrita permitiu ao homem registrar e difundir ideias, descobertas e acontecimentos. Esses fatores são responsáveis por progressos científicos e tecnológicos. Contudo, essas civilizações da antiguidade se perpetuavam sobre a égide da dominação.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
2

O texto gravado no Cilindro de Ciro, ordenado pelo Rei Persa Ciro II, em 1879, foi traduzido pela ONU em 1971.

Tal artefato foi descoberto nas ruínas da Babilônia e é considerado por muitos como a primeira carta de direitos humanos, visto que pregava a libertação dos escravos e o retorno daqueles povos exilados para suas terras natais.  Desta forma, não podemos dizer que as civilizações antigas se perpetuavam apenas sobre a égide da dominação.

É importante ressaltar que foi durante o feudalismo que houve a predominância de uma noção de sociedade estatamental.

Perguntas similares