• Matéria: Artes
  • Autor: kellybia28
  • Perguntado 9 anos atrás

Considerando as figuras apresentadas, analise e classifique as diferenças e semelhanças existentes entre as fachadas das duas igrejas indicando como reconhecer a Arte Barroca de meados do século XVII e a Arte Barroca do final do século XVII e século XVIII no Brasil.

Respostas

respondido por: itamaranderson
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As igrejas construídas nos séculos XVI e XVII possuem em suas fachadas um frontão triangular e acabamento piramidal das torres. Igreja Nossa Senhora do Carmo, 1687-1767. Recife, Pernambuco A igreja segue o estilo rococó. O corpo principal tem dois pavimentos, ambos com três aberturas de arco abatido e ornamentos emcantaria. No piso superior, entre as janelas, encontram-se dois nichos com estátuas, interligados na parte superior a óculosobturados com grades, e também emoldurados. Acima, frontíspício triangular de vértices truncados e lados curvos, com brasão da Ordem, pesadas volutas floreadas, e culminando com um nicho com imagem de Nossa Senhora, pináculos e uma cruz. Lateralmente a igreja possui duas torres, sendo que a da direita permanece inacabada, e a da esquerda, com cerca de 50 metros de altura, ergue-se em quatro pisos, com aberturas de forma e tamanho variáveis: a da base é uma porta com arco pleno, e acima abrem-se, sucessivamente, uma porta de arco abatido, com balaústre, um óculo simples, e uma janela sineira também em arco pleno. Coroando a torre, cúpula com diversas cornijas ornamentadas superpostas, óculos, pináculos e cruz.Mosteiro de São Bento, 1617-1690. Rio de Janeiro. A fachada se apresenta sóbria e praticamente sem ornamentação, utilizando-se de elementos geométricos simples, típicos do maneirismo português, estilo este também chamado de Renascimento Tardio. Aludindo clamente à este estilo, destacam-se um acabamento piramidal sobre as torres da Igreja e os coruchéus esféricos. Ainda dentro deste conjunto de características, pode-se obervar que a fachada é composta em função da separação compartimentada da superfície, onde a alvenaria caiada contrasta com a pedra talhada.

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