Leia a estrofe do poema Anoitecer de Florbela Espanca e explique o processo de formação das palavras em negrito:
Anoitecer
A luz desmaia num fulgor d'aurora,
Diz-nos adeus religiosamente...
E eu, que não creio em nada, sou mais crente
Do que em menina, um dia, o fui... outrora...
Anoitecer:
Num:
Religiosamente:
Outrora:
Respostas
Olá,
Analisando os termos evidenciados na estrofe apresentada, vemos que suas discorrências tratam-se acerca da formação de palavras, ao qual, por meio de devidos e específicos processos realizam as devidas composições e estruturações para que se alcance o vocábulo citado.
Todos os termos referidos encontram-se embasados no processo de composição, ao qual a palavra é formada por meio da junção de radicais além do processo de prefixação e sufixação (a adição de termos antes ou depois ao radical). Deste modo, temos que:
Em Anoitecer, há o radical noite, que possui adição com o prefixo (termo que antecede o radical) -a e o sufixo (termo que sucede o radical) -cer. Portanto,
A - NOITE - CER
A: Prefixo
NOITE: Radical
CER: Prefixo.
Já em num, temos um processo de composição por aglutinação ao qual há a junção de dois radicias (processo de composição), porém ao ocorrer a junção, ocorre alteração na formação da palavra. Portanto:
NUM = EM + UM (Composição por aglutinação)
Com religiosamente, temos a presença de um sufixo (termo aplicado após o radical) adverbial. Portanto:
RELIGIOSA - MENTE
Religiosa: Radical
Mente: Sufixo
Por fim, com outrora, temos novamente um processo de composição por aglutinação ao qual há a junção de dois radicias (processo de composição), porém ao ocorrer a junção, ocorre alteração na formação da palavra. Portanto:
OUTRORA = OUTRA + HORA (Composição por aglutinação)
Bons estudos