• Matéria: Artes
  • Autor: elisamasky
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual foi o impacto da fotografia na sociedade

Respostas

respondido por: MRL254928
4

arte da fotografia originou-se das descobertas científicas do século XIX e que ela se transformaria, ao longo do tempo, numa das mais fascinantes descobertas de todos os tempos. A fotografia foi inventada na década de 1820 e publicamente divulgada na França. Pelos dez anos que se seguiram logicamente obteve grande sucesso, pois não só se tornou um meio de reprodução em massa da realidade como se transformou num rápido e florescente negócio comercial na França.

 

Em parte, este sucesso deveu-se aos componentes da boêmia artística sem muito sucesso e aos empreendedores comerciais desejosos de investir num negócio relativamente barato e de retorno presumivelmente seguro. Na Inglaterra, porém a fotografia permaneceu muito tempo como hobby de damas e cavalheiros. Com sucesso assegurado e a avidez pelos retratos baratos, a pequena burguesia parecia insaciável. É lógico que ela passou a se constituir num elemento ameaçador por destruir o monopólio do artista representativo Em 1850, foi criticada como uma ameaça a vários ramos de arte, tais como as litogravuras, gravuras e mesmo a alguns tipos de retratos N. R. Trabalho sobre fotografia de Gisele Freund em Munique, 1968. Como competir com a fotografia e a reprodução direta da realidade exceto pela cor? Indagava-se se a fotografia poderia mesmo substituir a arte e diferentes visões povoavam o imaginário intelectual de então até a mais apropriada delas a de que um artista merecedor desse nome não poderia confundir indústria com arte. Diverso dos realistas, ambíguos e contraditórios, os românticos reacionários como Ingres e Baudelaire acreditavam que o papel correto da fotografia era o de ser uma técnica neutra e subordinada.A arte se transforma, assim, de uma primeira relação com a pintura a uma amiga íntima do cinema e um dos pontos fundamentais de um historiador da cultura preocupado com o contemporâneo. A modernidade, palavra usada pela primeira vez em 1849 relacionava-se ao ser contemporâneo. Implicando em mudanças as artes necessitavam renovar-se constantemente. A partir do final do século XIX, portanto, as artes forma revolucionadas pela combinação tecnológica versus mercado de massas. A efervescência cultural desabrochou em regiões adormecidas como a Espanha.

Quando o cinema, a fotografia em movimento, triunfou a exibição dessas imagens só tornada tecnicamente viável em 1890, apesar do pioneirismo francês feito em forma de filmes curtos, de forma simultânea não só em Paris, mas em Berlim e Londres, Bruxelas e Nova Iorque. Como exposto, o lazer de massas industrializado revolucionou as artes do século passado o fez independente da avant- garde. Em 1914 não havia envolvimento da vanguarda com o cinema que só o tomou a sério na metade da guerra. Desta forma, a arte moderna - a arte contemporânea do século XX - desenvolveu-se de modo imprevisto.Foi, porém Nicéphore Niépce (1750-1833), químico francês, quem fez a primeira imagem fotográfica que sobreviveu, no ano de 1826. Tratava-se de uma vista do pátio de sua casa. ( )   Esta imagem está hoje na Gensheim Collection  na Universidade do Texas em Austin. Contudo, foi seu colaborador, Louis J. M. Daguerre (1789-1851), quem criou mais tarde, um processo mais prático (1837). Tratava-se de uma natureza morta, uma cena detalhada de um canto de seu ateliê. Para revelá-la ele a expôs ao ar livre cerca de dez - quinze minutos. Dois anos depois o seu trabalho entra para a história como uma inovação.Sua importância reside no fato de que, pela primeira vez, retratava-se o ser humano embora de forma não intencional. Esta foto retrata um conhecido e freqüentado boulevard parisiense. O fotógrafo não tinha pretensões de retratar a vida, mas registrou, involuntariamente, a figura parada de um homem engraxando seus sapatos. Isto foi o suficiente para que sua imagem, também exposta ao ar livre se tornasse um documento histórico. As reações à criação da fotografia foram inúmeras. Na França, o pintor romântico Delaroche, conhecido pela minuciosidade e precisão de suas cenas, ouvindo falar da primeira fotografia considerou que a partir daquela data a pintura estaria morta.


elisamasky: Tem como vc por so o impacto
MRL254928: Indagava-se se a fotografia poderia mesmo substituir a arte e diferentes visões povoavam o imaginário intelectual de então até a mais apropriada delas a de que um artista merecedor desse nome não poderia confundir indústria com arte.
ACHO QUE SERIA ISSO
MRL254928: pois ela modificou a cultura em muitas sociedades entendeu?
Perguntas similares