Respostas
Verificam-se vários impactos ambientais na região. Um deles ocorre junto ás principais áreas urbano-industriais, gerando grande variedade de "estilos" de poluição ambiental como a do solo, do ar, das águas superficiais e subterrâneas, a sonora, além do efeito estufa, chuvas ácidas, etc.
Esse tipo de impacto ambiental é mais visível em cinco áreas: a mais extensa delas é a região metropolitana de São Paulo "expandida", abrangendo não somente as proximidades da metrópole paulista, mas também de trechos da baixada santista, Vale do Paraíba e a região de Campinas-Sorocaba. Essa extensa área é a mais intensamente urbanizada e industrializada de todo o país e, ao mesmo tempo, é a que mais tem se ressentido dos impactos ambientais causados ao meio ambiente.
A região metropolitana do Rio de Janeiro e áreas próximas como a baixada fluminense e o Vale do Paraíba (onde se localiza Barra Mansa) apresentam expressivos níveis de poluição, que se refletem, por exemplo, no alto grau de contaminação das águas da Baía de Guanabara.