Leia o seguinte fragmento de texto:
“É preciso atenuar as conquistas da escrita nas províncias do mundo grego. Devido à relativa raridade do objeto livro e ao pequeno número de letrados, os livros eram mais escutados do que lidos. Os filósofos, os médicos, os historiadores, todos se dedicavam a recitações públicas. O livro era escrito no interior de um amplo sistema cultural, cuja transmissão continuava a se fazer de forma oral e auditiva.”
onsiderando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Poetas e Poesia Oral na Grécia Homérica e Arcaica sobre o impacto da oralidade nos diferentes âmbitos culturais da Grécia antiga, leia as afirmativas a seguir:
I. A relevância da cultura oral na Grécia Antiga pode ser verificada na leitura de tratados filosóficos como os de Platão, por exemplo, cujos textos remetiam-se à atmosfera oral a partir do uso de diálogos.
II. Diferentemente da filosofia e da literatura, a criação do teatro não esteve ligada à invenção e ao desenvolvimento do alfabeto.
III. A oposição oralidade versus escrita substitui a dicotomia iletrado versus letrado.
IV. Está na Ilíada, de Homero, a primeira alusão ao uso da escrita na cultura grega.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A I e II
B I e III
C III e IV
D I, III e IV
E II, III e IV
Respostas
I. A relevância da cultura oral na Grécia Antiga pode ser verificada na leitura de tratados filosóficos como os de Platão, por exemplo, cujos textos remetiam-se à atmosfera oral a partir do uso de diálogos. Verdadeira, Platão utilizava em seus discursos o método dialético, resslatando assim, a importância do desenvolvimento de um pensamento racional a cerca das coisas.
II. Diferentemente da filosofia e da literatura, a criação do teatro não esteve ligada à invenção e ao desenvolvimento do alfabeto. Falsa, o teatro contribuiu para esta e muitas outras construções.
III. A oposição oralidade versus escrita substitui a dicotomia iletrado versus letrado. Verdadeira, pois, quando colocamos à prova ambos os conceitos, vemos que a oralidade remete ao iletrado e a escritra ao letrado.
IV. Está na Ilíada, de Homero, a primeira alusão ao uso da escrita na cultura grega. Verdadeira, eles são as únicas fontes escritas do período, ressaltando assim, a importância da escrita.