Por que se diz que a textualidade é construída com princípios linguísticos e extralinguísticos? Para cada um desses aspectos, cite pelo menos o nome de um princípio.
Respostas
Olá!
Textualidade é o conjunto de características provenientes de um texto que faz com que ele seja considerado um texto. Sendo o texto um “evento comunicativo em que convergem ações linguísticas sociais e cognitivas”. Sua compreensão se dá não só pela linguística, mas é muito mais uma forma de inserção e um modo de agir sobre o mundo na relação com o outro.
Os elementos linguísticos de um texto seria o texto em si. A coesão, coerência, os conectivos utilizados durante as sentenças que fazem com que o texto seja compreensível.
Os aspectos extralinguísticos estão externas a língua, como a pragmática. A pragmática é o o contexto que não está inserido, literalmente na frase. A interpretação acontece por um conjunto de elementos externos ao enunciado. Já que existe uma gama de informações cabíveis de interpretações que poderiam ser interpretadas pelo enunciado em si. Enfim, é o que pode ser entendido mesmo sem estar escrito.
Espero ter ajudado.