Respostas
A Antártida é o continente mais gelado do planeta, nele já foi registrada a temperatura de -89,2°C.
Localização da Antártida no Globo
O continente antártico é formado em toda sua totalidade por gelo e possui características singulares. Essa região detém cerca de 10% das terras emersas do planeta.
O coração da Antártida é composto por um grande planalto de gelo. Dessa forma, ele apresenta altitudes que variam entre 1500 e 4000 metros acima do nível do mar.
Essa região corresponde a uma área de calota polar. Ocupando um território com tamanho semelhante ao do Brasil, é considerado o maior dos desertos, isso porque apresenta as condições mais adversas para manutenção e proliferação de vida.
Foi no coração da Antártida que foi registrada a menor temperatura do planeta, cerca de -89,2ºC, em Vostok, uma base russa. Além disso, apresenta a escuridão da noite polar que tem duração de 4 a 6 meses. Na região, a ocorrência de ventos constantBrasile de erosões sobre o gelo.
Apesar de aparentemente ser um lugar úmido, a umidade relativa do ar é muito semelhante às que predominam nos desertos de areia, isso porque a ocorrência de precipitação de neves é rara, e quando acontece, ela se compacta rapidamente, tornando-se blocos de gelo. Uma grande parcela da calota de gelo se sedimenta em áreas mais profundas do continente e determinadas montanhas afloram na superfície; já em outros lugares, o gelo se acomoda abaixo do nível do mar.
1 resposta · Ajuda para Lição de Casa
Melhor resposta
Oi!
Antártica
A Antártica é coberta por uma espessa camada de gelo. Localizada na Zona Glacial Antártica (ao sul do Círculo Polar Antártico), a Antártica, também conhecida por Antártida, é o segundo menor continente, ocupando cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 8,9% da superfície terrestre. Porém, no inverno, com o congelamento das águas ao redor, esse continente pode atingir até 26 milhões de km². Seu território é coberto por uma espessa camada de gelo – estima-se que o volume de gelo seja de aproximadamente 30 milhões de quilômetros cúbicos.
A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2 mil metros, com ventos que podem atingir mais de 250 quilômetros por hora. A temperatura varia entre 0 °C (no verão) e -80 °C (no inverno). Além de ser a região mais fria, a Antártica também registra a menor média pluviométrica do planeta (chuva). Essas condições climáticas são um grande empecilho para a fixação do ser humano. Nesse sentido, o continente é habitado por cerca de 800 pessoas durante o inverno e 4.000 durante o verão.
A Antártica apresenta grande importância para o planeta, visto que ela abriga aproximadamente 70% das reservas de água-doce do planeta, que estão em forma de geleiras. No entanto, o aquecimento global tem provocado a redução dessa área – estudos comprovam que a Antártica perdeu 3 mil quilômetros quadrados de extensão em razão do aumento da temperatura terrestre.
As consequências do derretimento das geleiras são drásticas, pois esse processo ocasiona o aumento no nível dos oceanos e altera a temperatura das águas. Os resultados são o alagamento de cidades costeiras, desequilíbrio na cadeia alimentar marinha, redução da fauna marinha, entre outros fatores.
Na região antártica, o relevo é mais movimentado, com a presença de uma formação planáltica pré-cambriana, na porção leste, e um extenso dobramento moderno, a oeste, denominado cordilheira Ocidental (continuação natural do relevo andino da América do Sul), onde se encontra o ponto mais elevado da região: o monte Vinson, com 5.140 metros de altitude.
Vegetação
A vegetação da região fria é muito pobre, com um ciclo vegetativo muito curto, pois a presença do gelo na maior parte do ano impede a existência de formações vegetais mais desenvolvidas.
A tundra é a vegetação típica das áreas polares, aparecendo em diversos pontos no interior das regiões limitadas pelos círculos polares. Na região antártica, devido ao fato de as condições climáticas serem mais rigorosas, a paisagem vegetal é mais pobre.