A influência dos Estados Unidos em Cuba tem início no processo de independência da ilha em relação à Espanha, com apoio estadunidense. Os ianques mantiveram-se próximos e influentes no governo cubano até a revolução liderada por Fidel Castro e Che Guevara, em 1959.
Os princípios políticos que levaram os Estados Unidos a auxiliarem a independência cubana e posteriormente controlarem de forma indireta econômica e politicamente a ilha são, respectivamente:
A) Doutrina Monroe e Política da Boa Vizinhança
B)Doutrina Truman e Plano Marshal
C) Destino Manifesto e Big Stick
D) Doutrina Monroe e Big Stick
E) Plano Marshal e Política da Boa Vizinhança
Respostas
respondido por:
3
B) Doutrina Truman e plano Marshal.
respondido por:
0
Resposta
D Doutrina Monroe e Big Stick
Explicação:A participação estadunidense na independência cubana foi motivada pelo anti-colonialismo europeu presente na Doutrina Monroe, que afirmava "América para os americanos". Para manter a ilha recém independente refém dos interesses dos Estados Unidos, Cuba foi tratada com a diplomacia do "Big Stick" (Grande Porrete), baseada no conceito de "falar suave, mas carregar um porrete". Esta ideologia inspirou a Emenda Platt, um dispositivo legal adicionado à constituição da recém independente Cuba, que permitia aos Estados Unidos intervir no país caso seus interesses na ilha se encontrassem ameaçados.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás