A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A tabela periódica é uma ferramenta de uso cotidiano dos químicos, a qual apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos. Sua criação data da segunda metade do século XIX, período no qual os químicos, seguindo o exemplo de ciências como a física e a biologia, começaram a procurar formas de sistematizar o conhecimento existente na área até aquele momento. Buscava-se, dessa forma, estabelecer princípios e leis que legitimassem a química como ciência moderna, afastando-a do empirismo e facilitando seu estudo" A tabela periódica como a conhecemos teve sua primeira proposta amplamente aceita elaborada por Medeleev, sendo que em sua primeira proposta esta organizada pela massa atômica. Já a versão mais atual está organizada pelo número atômico. Esta alteração na maneira de organizar a tabela periódica foi necessária devido a uma descoberta da época. Assinale a alternativa que contenha esta descoberta.
Respostas
Olá!
Acredito que a questão referente é a seguinte:
"A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.
Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco".
No texto publicado em 26/01/2017 nota-se o problema causado pela estiagem prolongada em alguns estados do nordeste. Com base no texto assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a) Há a necessidade de identificação dos usos prioritários de água da bacia e reduzir o consumo dos usos não prioritários.
b) Há a necessidade de se buscar outras fontes de água para atendimento de todos os usos da bacia.
c) Há a necessidade de racionamento de água ao longo desse ano, de forma a reservar a maior quantidade de água para o abastecimento urbano e industrial.
d) A utilização de água subterrânea a partir da perfuração de poços evitará a adoção de racionamento de água neste período crítico.
e) Há a necessidade de racionamento de água ao longo desse ano para atender somente a agricultura e dessedentação animal.
Desta forma, a alternativa correta é a A, visto que existe uma necessidade de priorizar alguns usos para que não haja um desgaste inadequado, e sim uma melhor gerenciação da água.
Resposta:
Há a necessidade de identificação dos usos prioritários de água da bacia e reduzir o consumo dos usos não prioritários.
Explicação: