Respostas
ão os modelos mais antigos e comuns, tem como vantagem o baixo custo e a emissão de muita luz, mas pesa contra o alto consumo de energia, visto que boa parte da energia que chega até ela é convertida em calor. Talvez por esse motivo sua vida útil também é baixa. Este tipo de lâmpada deverá desaparecer nos próximos anos.
As lâmpadas incandescentes acima de 75W deixaram de ser comercializadas em 30 de junho de 2014. As lâmpadas de 25 a 75 watts deixaram de ser produzidas dia 30 de junho de 2015, sendo comercializadas até 30 de junho de 2016.
Embora houvesse vários inventores que tentaram construir fontes de luz a base de eletricidade desde o início do século XIX, foi na verdade Thomas Edison que construiu uma lâmpada incandescente comercializável 1879. Segundo o documentário Gigantes da Indústria do Canal History, a primeira demonstração em público da iluminação por lâmpada elétrica foi feita por Thomas Edison e ocorreu na casa do banqueiro e magnata americano J.P.Morgan na cidade de Nova Iorque.
Um dado importante é que muitas cidades também precisarão trocar as lâmpadas da iluminação pública para economizar energia elétrica e tornar a a cidade mais ecológica.
Vantagens da lâmpada incandescente:
É mais barata
Gera muita luz
Desvantagens da lâmpada incandescente:
Esquenta muito
Consome mais energia elétrica
Tem vida útil reduzida
Entre outros