Respostas
O Brasil está entre os dez países que possuem os maiores PIB (produto interno bruto ) do mundo e mesmo assim a desigualdade social, a pobreza e a violência continua com elevados índices.
Apesar de existir ações com a finalidade de resolver tais problemas ainda está longe de extingui-los. A raiz do problema remonta o período colonial onde a minoria rica buscava enriquecer sem dá a miníma importância aos problemas sociais existentes.
Atualmente, mesmo existindo diversos programas sociais que tentam amenizar esta situação , nenhum foi capaz de modificar o momento em que vive-se.São problemas estruturais e cíclicos que vão passando de geração em geração.
A população pobre não tem acesso à serviços essenciais para uma possível melhoria de qualidade de vida. Não possui serviços de saúde, segurança além da falta de educação de qualidade.
Crianças não tem acesso à educação de base satisfatória e quando crescem não ingressam em faculdades públicas devido a falta de vagas. E mesmo conseguindo , muitas não conseguem se manter sendo quase que obrigados a desistir da faculdade e entram no mercado de trabalho com baixa remuneração e altas jornadas. E vivendo em um ambiente hostil, muitos preferem o mundo da criminalidade elevando os índices de violência.
Desse modo, a educação é a chave para a resolução dessas questões. Além disso é necessário que existam programas assistências que permita ao aluno estudar assim como também serviços de saúde.
espero ter ajudado Sz