• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tatagrunge2005
  • Perguntado 8 anos atrás

A democratização do poder restituiu ao povo uma tal soma de autonomia que em todos os ramos de administração é hoje indispensável consultar e satisfazer suas necessidades. Já que a revolução entregou ao povo a direção de si mesmo, nada é mais urgente do que cultivar-lhe o espírito, dar-lhe a elevação moral de que ele precisa, formar-lhe o caráter, para que saiba querer. (Teixeira, 1956) O trecho reproduz parte do discurso de Anísio Teixeira no Congresso do Ensino Primário, de São Paulo, em 1956. Na ocasião, o educador brasileiro defendeu (A) que a escola pública, universal e gratuita, assim como os sindicatos e os direitos dos trabalhadores, são resultados da luta socialista, são remédio e freio para desvios que tornariam o capitalismo intolerável. (B) a escola pública, obrigatória, gratuita e universal, ministrada pelo Estado, como instrumento indispensável para consolidação da República e da democracia. (C) que o ensino primário, já universalizado em muitas nações desenvolvidas desde o século XIX, seja reduzido a dois anos de duração a fim de que se abra para o povo a igualdade inicial de oportunidades. (D) que, se na década de 1920 o Brasil expandiu o ensino primário e, nas décadas de 1930 e 1940, o ensino secundário, a ocasião era de investir no ensino superior a exemplo das nações desenvolvidas. (E) o monopólio da educação pelo Estado, pois, em uma sociedade marcada pelo privilégio de classe, somente a escola pública será verdadeiramente democrática e poderá oferecer um programa de formação comum a todos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

O trecho não é, explicitamente, uma defesa da perspectiva revolucionária socialista, d modo que podemos excluir as alternativas A e E.

Também defendia a expansão, nos modelos das nações desenvolvidas europeias, dos sistemas públicos de educação, e não a redução, de modo que podemos excluir a alternativa C.

Há aqui ainda a defesa de uma educação básica, com foco neste nível, e não no Ensino Superior. O que o autor do discurso pretendia era justamente expandir a educação para fortalecer a democracia brasileira, sendo uma obrigação do Estado fornecer a educação à todos e fiscalizar os particulares que também desejassem fornecer educação.

É correta a alternativa B.

Perguntas similares