• Matéria: Português
  • Autor: lfernandogodo
  • Perguntado 7 anos atrás

Outro fator de textualidade muito importante para se garantir a unidade e a progressão temática do texto é a coerência. Sua construção está ligada ao sentido do texto, e esse está relacionado diretamente com o seu receptor. Ela só será estabelecida, portanto, no momento em que houver a inter-relação entre autor-texto-leitor. Para a construção da coerência, tratamos, no módulo, de algumas metarregras.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente a metarregra à sua definição.

a. Não contradição – um texto coerente não deve destruir a si mesmo, apresentando elementos que afirmam como verdadeiro aquilo que já foi considerado falso, ou vice-versa. Isso só é tolerado se for um elemento intencional, um contraste fundamental para o desenvolvimento do texto.
b. Repetição – Num texto coerente, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi dito. É preciso, também, garantir a retomada de elementos passados; equilibrando o que já foi dito com o que se vai dizer.
c. Progressão – num texto coerente, os fatos devem estar relacionados. Ao construirmos nosso texto, devemos ter em mente que as diversas colocações feitas, os vários fatos levantados devem relacionar-se diretamente.
d. Não contradição - Ao longo de um texto, ocorrem retomadas de elementos (palavras, frases, sequências). Essa retomada pode ser feita por pronomes (e pelas terminações verbais que os indicam), ou por palavras e expressões sinônimas. Também podemos repetir a mesma palavra ou expressão, o que deve ser feito com cuidado, a fim de que o ritmo não seja prejudicado.
e. Relação – Num texto coerente, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi dito. É preciso, também, garantir a retomada de elementos passados; equilibrando o que já foi dito com o que se vai dizer.

Respostas

respondido por: lynebittencourt
1

D. Não contradição - Ao longo de um texto, ocorrem retomadas de elementos (palavras, frases, sequências). Essa retomada pode ser feita por pronomes (e pelas terminações verbais que os indicam), ou por palavras e expressões sinônimas. Também podemos repetir a mesma palavra ou expressão, o que deve ser feito com cuidado, a fim de que o ritmo não seja prejudicado.

Perguntas similares