• Matéria: Biologia
  • Autor: IsabelaSilva01
  • Perguntado 7 anos atrás

30 pontos pra quem souber essa

Anexos:

Respostas

respondido por: shina2107
0

AO MEU ENTENDER:

Por exemplo, o Urânio-238 é um isótopo radioativo que sofre decaimento por liberar uma partícula alfa (que é constituída de dois prótons e dois nêutrons) e, com isso, origina um núcleo de Tório-234:

23892U → 23490Th + 42α

Podemos dizer também que ocorreu uma transmutação natural.

No entanto, o tório também sofre decaimento radioativo natural, porque seu número atômico é igual a 90. Ele libera uma partícula beta (um nêutron transforma-se em um próton no núcleo e em um elétron que é liberado) e transforma-se em outro elemento, o Protactínio (Pa-234) de número atômico 91. Esse decaimento continua com esse elemento em uma série sucessiva, até que se transforme finalmente em um elemento químico de núcleo estável.

Nesse caso que estamos considerando, o decaimento radioativo termina com o chumbo 206 (Pb-206), cujo número atômico é 82, como se pode ver abaixo:

Decaimento radioativo do urânio 238.

Decaimento Radioativo – Exemplos de Ocorrências Naturais

Trítio[4] é o radioisótopo mais simples de todos e pode sofrer decaimento por e missão de partículas β formando 2He3, um isótopo estável do hélio:

1H3 → 2He3 + -1 β0

                Quando um núcleo de trítio perde um elétron, um nêutron do é transformado em um próton. Sua massa permanece inalterada, mas seu número atômico aumente em uma unidade se transmutando no elemento hélio.

O decaimento do carbono-14 também ocorre pela perda de partículas beta:

6C14 → 7N14 + -1 β0

onde temos a transformação de um átomo radioativo de carbono no isótopo mais comum de nitrogênio. O decaimento de carbono-14 é útil na determinação de artefatos antigos.

O carbono-14 é continuamente formado pela ação da radiação cósmica na atmosfera terrestre. Essa radiação gera nêutrons (0n1) que reagem com o nitrogênio atômico existentes na atmosfera e assim produzem o carbono-14:

0n1 + 7N14 → 6C14 + 1H1

            Essa nova forma de carbono pode se combinar com o oxigênio atmosférico gerando 14CO2 que em seguida migra para regiões mais próximas da superfície terrestre e assim pode ser incorporado pelas plantas fotossintetizantes no processo da fotossíntese. Desta forma, o C-14 se torna parte dos nossos corpos através da cadeia alimentar.

respondido por: vitoriajp159
0

Desculpa só vim atrás de ponto eu perdi muitas coisas depois de que tive que fazer muitas perguntas sobre o trabalho

Perguntas similares