• Matéria: Psicologia
  • Autor: danieltkd
  • Perguntado 7 anos atrás

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo é organizado e guiado por estruturas mentais compostas por “esquemas de ação” e “operações de caráter lógico-matemático”. Inicialmente, tais estruturas são categorias inatas que vão amadurecendo e adquirindo natureza distinta por meio de um processo de “equilibração” entre o sujeito e seu ambiente. O indivíduo seria dotado de funções adaptativas invariáveis ao longo da vida. Nessa adaptação intelectual estaria em jogo uma organizada e constante assimilação do novo conhecimento ao velho e uma acomodação do velho ao novo que manteriam em equilíbrio o funcionamento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo, assim, é um processo de equilibrações sucessivas das estruturas cognitivas (esquemas). Estruturas estas que vão evoluindo com base na configuração da estrutura precedente. O organismo está constantemente desequilibrando-se diante de novos e contínuos estímulos externos e, através da assimilação e acomodação desses novos estímulos, o organismo estará sempre procurando uma nova equilibração. Nesse processo, ocorre o desenvolvimento. Com base nessa perspectiva teórica, explique como deve ser a prática pedagógica do professor para que este possa atuar de modo a assegurar a construção do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Respostas

respondido por: JeffLumiar
4

O professor em sua prática pedagógica, deve apresentar o assunto à crianças de diferentes faixas etárias, de modo que elas possam assimilar as informações de acordo com as suas estruturas e capacidades mentais. Não se deve apressar o processo de desenvolvimento, porém ao mesmo tempo não se deve esperar que o desenvolvimento aconteça espontaneamente. Deve-se estimular o aluno à busca da equilibração, para que seu organismo e mente se desenvolva.

É importante que o professor reconheça que as etapas de desenvolvimento são contínuas e descontínuas, que cada etapa de desenvolvimento apresentam características próprias e cada uma constitui um tipo de equilíbrio, assim o aluno passa de uma etapa para outra buscando a construção interior.

Perguntas similares