As Casas de Misericórdia foram criadas bem antes da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), devido à falta de tratamento médico para a população mais carente. Em relação a essa época, leia atentamente as afirmativas. I. Na época da criação das Casas de Misericórdia, a única preocupação com a saúde da população estava vinculada ao crescimento econômico e a imagem do país. II. Pode-se dizer que a primeira campanha de saúde foi realizada em Olinda contra a febre amarela e teve como preocupação as futuras gerações e a contaminação dessas. III. Casas de Misericórdia foram abertas para o tratamento da população carente (população em massa) e lá eram usadas as sangrias e medicina popular para a cura das doenças. IV. Importante ressaltar que, nessa época, a assistência médica era direito de todos os cidadãos e isso era de conhecimento de todos. Assinale a alternativa correta.
Respostas
Olá!
As Casas de Misericórdia surgem no Brasil logo após o seu descobrimento e foram instaladas, já no séc. XVI, nas principais capitais do país.
Essas instituições foram criadas e dirigidas por várias religiões cristãs e protestantes e atualmente somam cerca de 2.700 entidades espalhadas pelo território brasileiro.
Em princípio essas instituições tinha a finalidade de fazer caridade, mas com o passar dos anos passou-se a valorizar também as questões filantrópicas. É dizer que além de auxiliar o indivíduo sanando sua fome, sede e enfermidade, também havia a preocupação de reinserção na sociedade.
As primeiras Casas de Misericórdia não dispunham de profissionais especializados, técnicas ou recursos e, portanto, utilizavam-se sangrias e opções fitoterápicas para a cura dos pacientes.
Está correta a assertiva III.
Resposta:
Resposta Correta: Alternativa: C
Explicação:
Justificativa: Desde o descobrimento do Brasil, soluções para a saúde da população eram as últimas preocupações do Estado. Quando esse se mostrava preocupado, era para não atingir a saúde dos trabalhadores e prejudicar a economia do país. Até a criação do SUS, a população mais carente utilizava as Casas de Misericórdia, as quais foram abertas para o tratamento com sangrias e medicina popular para a cura das doenças.