As políticas de currículo também são uma expressão das políticas culturais, estando diretamente relacionadas as dimensões sociais e econômicas, sendo papel do Estado organizá-las e garantir que o direito a educação se concretize.
O currículo e a cultura são elementos indissociáveis, uma vez que um é reflexo do outro. Assinale a alternativa que apresenta esta relação
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
a) O currículo é uma forma institucionalizada de transmitir a cultura de uma sociedade.
b) O currículo é uma forma espontânea de transmitir a cultura de uma sociedade. Alternativa assinalada
c) O currículo é uma forma espontânea de transmitir a cultura de uma sociedade e isto implica em perceber que ele está alheio aos aportes ideológicos.
d) O currículo é uma forma institucionalizada de transmitir a cultura de uma sociedade e isto implica em perceber que ele é formado somente pela contracultura.
e) O currículo é uma forma institucionalizada de transmitir a cultura de uma sociedade, logo ele deve expressar exclusivamente os valores dominantes presentes em uma sociedade.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa está correta.
Bem, a organização do currículo, deve levar em consideração os aspectos culturais, sociais e econômicos de uma determinada sociedade.
Por isso, é importante que desde a educação infantil a criança se adapte a forma como o currículo é apresentado, o que facilitará a construção de símbolos e significações que vão desde a alfabetização e o letramento a numeração e a pesquisa mais a frente, devendo ser aplicada conforme o desenvolvimento cognitivo da criança evolui.
Até mais!
1) a) O currículo é uma forma institucionalizada de transmitir a cultura de uma sociedade
2) a) A democracia.
3) a) 1997.
4) a) Conselho Nacional de Educação.