Tome o processo de construção de um documento curricular oficial para explicar o conceito de ciclo de políticas educacionais de Stephen Ball e Richard Bowe.
Respostas
Olá!
Os ciclos estão pautados em contextos. Os abordados pelos autores foram os contexto de influência, contexto da produção de texto, contexto da prática, contexto dos resultados/efeitos e contexto de estratégia política.
Um documento curricular oficial como o BNCC estabele pontos importantes como conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Esses aspectos podem ser elencados por meio dos ciclos conceituados pelos autores. Os contextos interligados formam o ciclo educacionais que descreve os elementos acima.
Espero ter ajudado!
A sociedade em geral, com seus variados grupos, constitui o contexto de influência. Ela coloca em circulação uma série de discursos que veiculam representações acerca da função da escola, do que se deve ensinar, do cidadão pretendido etc. As pessoas responsáveis pela elaboração de documentos curriculares operam no contexto de produção, ocasião em que se deparam com os discursos acima, sendo influenciadas de diferentes maneiras. Finalmente, nas escolas, os professores atuam como autores do currículo ao realizarem a própria leitura do documento com base nas suas experiências e formas de ver. É o contexto da prática. Nele, o currículo ganha vida sempre à mercê daquilo que os docentes consideram adequado manter e necessário modificar ou eliminar