• Matéria: Sociologia
  • Autor: rayssasantos1571
  • Perguntado 7 anos atrás

Por favor me ajudem nessa
Podemos dizer que a flexibilização é uma nova forma e exploração da força de trabalho? por que? Explique com suas palavras

Respostas

respondido por: pedrohpsantos
1

É algo difícil de se dizer, mas vamos tentar discorrer sobre.

A flexibilização do trabalho sempre existiu! Exemplo disso, no renascimento comercial (pouco depois da Idade Média) seriam os oficiais, trabalhadores assalariados, que faziam todo tipo de trabalho nas oficinas dos mestres (donos das oficinas). Por isso, não é correto dizer que a flexibilização é algo novo.

A flexibilização é exploração de trabalho? RESPOSTA: Depende!

Caso eu tenha 2 trabalhadores, um faz o balanço das mercadorias e o outro vende mercadorias, quem faz o balanço demora 6h para vistoriar todos os itens da loja, e o vendedor interage com os clientes durante 6h. Agora, imagine que eu tenha investido em tecnologia na minha empresa, dessa vez tenho uma maquina que facilita o trabalho de vistoria, reduzindo o tempo de um balanço geral de 6h para 1h, além disso, comecei a fazer vendas pela internet, reduzindo o numero de clientes na loja física. Nesse caso, eu teria um balanço facilitado e menos clientes para atender, um trabalho que uma única pessoa pode fazer com tranquilidade. Consequentemente a isso, eu iria flexibilizar meu vendedor para fazer balanços também.

É ruim?

Por que o empregador manteria 2 trabalhadores que fazem pouco na empresa agora? não há mais necessidade de duas pessoas.

Mas isso não é ruim, só foi uma consequência dos avanços tecnológicos. Exemplos disso: se temos um cartão recarregável, não precisamos de um cobrador nos ônibus; em pequenas compras, a moça que passa seus produtos com a leitora de código de barras tem tempo para empacotar algumas mercadorias; etc.

Agora, caso eu tenha um vendedor, forçar ele a ficar 8h por dia na frente da loja para vender aos clientes, chamar clientes, etc, depois faço ele fazer balanço na loja depois do expediente -ou seja, coisas que não foram combinadas antes de aceitar o serviço- e ainda peço para ele servir um café para mim e outros clientes, isso é uma forma claríssima de exploração por meio da flexibilização. O empregador deve cumprir com o que está na carteira de trabalho do empregado e vice-versa!

O trabalhador pode até ser explorado pela flexibilização, mas não é uma forma nova de exploração, ela é antiga. Além disso, nem sempre a flexibilização é um método de exploração trabalhista, pode ser  consequência do avanço tecnológico, que pede menor força de trabalho, permitindo o trabalhador flexibilizar-se.

Perguntas similares