qual a natureza das forcas que asseguram a estabilidade do núcleo, formdado por particulas carregadas positivamente e particulas neutras?
Respostas
frase, seria algo como "tudo é feito de partículas, interagindo entre si". Este tipo de explicação para os fenômenos da natureza tem uma tradição muito longa na história de idéias do mundo ocidental. Associa-se a chamada "hipótese atômica" os nomes de Demócrito, Epicúrio e Lucrécio. A hipótese atômica - uma das mais importantes da ciência moderna - supõe que todas as coisas estão formadas por átomos. Os átomos são imaginados como sendo pequenas partículas que se movem em movimento perpétuo, atraindo-se...
A descoberta dos nêutrons em 1932 pôs uma problemática a estabilidade do núcleo dos átomos, uma vez que reconciliar prótons de mesma carga em uma espaço tão pequeno, principalmente quando se pensa em elementos pesados, geraria uma grande repulsão elétrica. Deveria haver, então, alguma partícula mediadora.
Surgiu-se, em seguida, a descoberta de partículas ainda mais fundamentais que os prótons e nêutrons: os quarks. O quarks compõem os prótons com os "sabores" up, up e down; já os nêutrons são compostos por quarks down, down e up.
Para que esses quarks se mantivessem confinados no interior de prótons e nêutrons foi indicada a partícula mediadora glúon. Dessa forma, a força forte, uma das quatro forças fundamentais da natureza, é intermediada por partículas mediadoras glúon em interação com os quarks, mantendo-os confinados em seus hádrons (prótons e nêutrons) e permitindo sua coesão no núcleo. Os glúons são, portanto, espécies de "cola" da matéria, e o campo da força forte é um campo gluônico.
Espero ter ajudado.