• Matéria: Sociologia
  • Autor: janainals15p95saa
  • Perguntado 7 anos atrás

monte, em equipe. um quadro que estabeleça uma comparação historica entre a trajetoria dos direitos, na inglaterra e no brasil, segundo as visões defendidas por marshall e por wanderley guilherme dos santos.

Respostas

respondido por: makmorales
121

Olá,

Podemos estabelecer uma comparação histórica da trajetória do direito na Inglaterra e no Brasil da seguinte forma:

Nas concepções de Marshall o direito estabeleceu-se na Inglaterra e na Europa em três fases, começando com a onda dos Direitos Civis, ainda no século XVIII, onde foram estabelecidos o direito à vida, liberdades individuais e vários outros.

Nesse mesmo período o Brasil ainda era uma colônia, sendo que recebeu alguma influência do pensamento iluminista. mas durante esse século continuou a reinar o direito colonial no Brasil.

Já a segunda etapa dos direitos deu-se durante o século XIX, onde foram estabelecidos os Direitos Políticos na Inglaterra e na Europa como um todo. Os cidadãos passaram a ser livres para participação tanto a cargos políticos quanto em instituições públicas.

No Brasil, durante tal período a Família Real Portuguesa chegou, trazendo consigo toda estrutura institucional, sendo que em 1827 foi criado o curso de ciências jurídicas e sociais. Com o advento da independência (1822) podemos perceber que com muito custo os direitos civis começaram a ser instituídos no Brasil, a exemplo da Lei Áurea, que aboliu a escravidão em 1888. Em 1891 foi criada a primeira constituição republicana.

Por fim, durante o século XX foram instituídos os Direitos Sociais, sendo que no Brasil eles foram assegurados a partir da Constituição de 1934.

Abraços!

Perguntas similares