1)
A criança com desvio fonológico tende a reproduzir na escrita o sistema fonológico que ela possui em sua língua materna. Vale notar, no entanto, que toda criança passa por fases da aprendizagem da escrita em que ela substitui grafemas, como o "p" por "b", por exemplo. Isso é plenamente esperado. Acontece que, em casos atípicos, a criança com desvio produz formas em que os grafemas não possuem relação com os fonemas que representam ou estão desordenados na estrutura da palavra.
MADRUGA, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa: Alfabetização e Fonoaudiologia. Unidade 4. Seção 1. Kroton. 2017.
Com base no contexto do desvio fonológico e a alfabetização, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Muitas crianças que apresentam certos tipos de desvios de escrita têm sido diagnosticadas precocemente como disortográficas, simplesmente por apresentarem erros de escrita de forma mais comum que a média.
b)
Muitas crianças que apresentam certos tipos de desvios de fala têm sido diagnosticadas precocemente como dislálicas, simplesmente por apresentarem erros de escrita de forma mais comum que a média.
c)
Muitas crianças que apresentam certos tipos de desvios de escrita, têm sido diagnosticadas precocemente como disléxicas, simplesmente por apresentarem erros de escrita de forma mais comum que a média.
d)
Muitas crianças que apresentam certos tipos de desvios de escrita têm sido diagnosticadas precocemente como disgráficas, simplesmente por apresentarem erros de escrita de forma mais comum que a média.
e)
Muitas crianças que apresentam certos tipos de desvios de escrita têm sido diagnosticadas precocemente como portadoras do Transtorno do Processamento Auditivo Central, simplesmente por apresentarem erros de escrita de forma mais comum que a média.
2)
A ciência linguística apresenta uma enorme variedade de vertentes teóricas que, ao longo da evolução dos seus estudos, foram sendo ignoradas ou desenvolvidas. Uma delas é a sociolinguística que representa uma vertente que estuda as relações entre a língua e a sociedade, e que leva em consideração algumas variáveis como, por exemplo, o contato e que existe entre os sujeitos, a cultura e a economia.
MADRUGA, M. R. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa: Prcessos fonológicos no Português Brasileiro. Unidade 3. Seção 3. Kroton. 2017.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Os erros institucionalizados pela publicidade são parcialmente responsáveis pelos erros de alguns alunos adultos quando em alfabetização;
II. Para alguns alunos adultos em EJA, a grafia da coda ainda não está estabelecida, embora reconheçam o segmento na fala, uma vez que fazem o uso do grafema.
III. A Sociolinguística é uma área da Linguística que analisa, dentre vários aspectos, como fatores sociais podem influenciar a fala dos sujeitos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) corretas:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
I, II e III.
Respostas
Olá.
Tudo bem?
Quando a criança possui dificuldade para aprendizagem da escrita, entende-se que a mesma possui disortografia, ou seja, apresenta dificuldade para formular e codificar a escrita.
Como a questão envolve a escrita, pode-se eliminar de cara as alternativas C, pois dislexia se trata na dificuldade da fala.
A alternativa D também é incorreta já que não tem relação com Transtorno do Processamento Auditivo Central.
Portanto, a alternativa correta é a letra A.
2. Todas as alternativas são corretas. A sociolinguística é uma área que estuda como os fatores sociais influenciam a fala dos sujeitos. É possível vermos que as pessoas falam de acordo com o lugar que moram, conforme a cultura, dentre outros fatores.
Portanto, a alternativa correta é a letra E.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1=c
2e
Explicação: