• Matéria: Saúde
  • Autor: anavaleriaestetica
  • Perguntado 8 anos atrás

como se da a liberação da secreção (sebo) produzido pelas glândulas sebáceas

Respostas

respondido por: virachid21
2

As glândulas sebáceas são glândulas secretoras de uma substância oleosa, chamada de sebo e encontram-se na pele dos mamíferos. Normalmente, seus dutos desembocam nos folículos pilosos.

Estas glândulas possuem um formato alveolar e, geralmente, desembocam em um ducto curto. Os alvéolos são formados por uma camada externa de células epiteliais achatadas presentes sobre uma membrana basal. Estas células proliferam e diferenciam-se em células arredondadas, e acumulam em seu citoplasma o produto de secreção de natureza lipídica. À medida que ocorre esta proliferação, as células que estão sendo produzidas, vão empurrando as células mais antigas para o centro do alvéolo, e estas, por sua vez, morrem e se rompem, dando origem à secreção sebácea.

A secreção sebácea é uma mistura de lipídios que contém triglicerídeos, ácidos graxos livres, colesterol e ésteres de colesterol. Sua liberação vai depender da velocidade de reprodução das células que compõem os alvéolos secretores, sendo que este mecanismo é controlado pelo hormônio andrógeno. Este é um hormônio tipicamente masculino, mas está presente em ambos os sexos. São produzidas em maior quantidade pelos testículos, mas também são elaborados pelas glândulas adrenais.

Perguntas similares