A avaliação uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos e dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias. (LIBÂNEO, José Carlos.Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.) Libâneo (1991, p. 200-3), sintetiza, aqui, as características mais importantes da avaliação escolar: ( ) Ajuda na autopercepção do professor [...] Reflete os valores e expectativas do professor em relação aos alunos [...] (LIBÂNEO, 1991). ( ) A avaliação do rendimento escolar deve centrar-se no entendimento de que as capacidades se expressam no processo da atividade do aluno, em situações didáticas. ( ) A avaliação deve ter caráter objetivo, capaz de comprovar os conhecimentos realmente assimilados pelos alunos, de acordo com os objetivos e os conteúdos trabalhados. Isso não significa excluir a subjetividade do professor e dos alunos [...] ( ) Ajuda a desenvolver capacidades e habilidades [...] os ativos e os apáticos, os espertos e os lentos os interessados e os desinteressados [...] ( ) A avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino–aprendizagem e não uma etapa isolada [...] ( ) Ajuda a tonar mais claros os objetivos que se quer atingir [...] Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos a serem executados: Alternativas: a) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 - 6. b) 3 -1 - 2 - 6 - 4 - 5. c) 1 - 3 - 2 - 4 - 5 - 6. d) 6 - 4 - 5 - 3 - 1- 2. e) 5 - 6 - 3 - 2 - 1 - 4.
Respostas
letra (d) 6 - 4 - 5 - 3 - 1- 2.
Sobre as características mais importantes da avaliação escolar, a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos a serem executados é: d) 6 - 4 - 5 - 3 - 1- 2.
(6) Possibilita a revissão do plano de ensino: Ajuda a tonar mais claros os objetivos que se quer atingir.
(4) Ajuda a desenvolver capacidades e habilidades: os ativos e os apáticos, os espertos e os lentos os interessados e os desinteressados [...]
(5) A avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino–aprendizagem e não uma etapa isolada [...]
(3) A avaliação deve ser objetiva: capaz de comprovar os conhecimentos realmente assimilados pelos alunos, de acordo com os objetivos e os conteúdos trabalhados. Isso não significa excluir a subjetividade do professor e dos alunos [...]
(1) Ajuda na autopercepção do professor [...] Reflete os valores e expectativas do professor em relação aos alunos [...] (LIBÂNEO, 1991).
(2) Voltar-se para a atividade dos alunos: a avaliação do rendimento escolar deve centrar-se no entendimento de que as capacidades se expressam no processo da atividade do aluno, em situações didáticas.