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1. Mão do violão
Mão do violão
A mão do violão também é chamada de cabeça, headstock ou cabeçote. É a parte de cima do instrumento. É nela que, normalmente, são gravadas as marcas dos violões.
Acredita-se que o tamanho e o peso da mão do violão influenciam no som produzido por ele. Nessa teoria, quanto maior a mão e mais pesada maior será a absorção da vibração das cordas, e isso resultará em uma maior qualidade sonora.
2. Tarraxas do violão
Tarraxas do violão
As tarraxas ou cravelhas são as “borboletinhas” posicionadas na mão do violão. Existe uma para cada corda e elas controlam a afinação da corda correspondente ao ser girada para um lado ou para outro (apertando ou soltando).
Elas podem ser feitas de plástico ou metal, mas as tarraxas de metal são as mais procuradas, já que garantem uma maior estabilidade no instrumento.
3. Pestana do violão
Pestana do violão
A pestana é a parte que une a mão ao braço do violão. As cordas passam por ela e direcionadas até as tarraxas para afinação. Por isso é importante que a pestana esteja em bom estado e que tenham sido produzidas com um bom material, pois um problema nessa parte pode influenciar na afinação e, consequentemente, no som produzido pelo violão.
É essa partezinha pequena que parece não fazer sentido, que garante uma boa entonação, afinação, precisar estar na altura correta para facilitar a digitação das notas, e regular para evitar sons indesejados.
4. Braço do violão
Braço do violão
O braço do violão é a parte seguinte à pestana. Dentro do braço do violão há um tensor, principalmente nos violões de cordas de aço, que nada mais é do que uma peça de metal ou madeira mais rígida que controla a envergadura do braço de acordo com a tensão da corda. Isso é necessário porque as cordas de aço tendem a ter uma tensão maior, e o tensor pode ser ajustado para evitar que o braço empene.
Na parte da frente do braço do violão é onde fica a escala. O tamanho dessa escala influencia diretamente no som do violão. Quanto maior a escala, maior a tensão das cordas, logo o som do violão tende a ficar mais alto e agudo. Quanto menor a escala, menor será a tensão nas cordas, e o som tende a ficar um pouco mais grave.
5. Braço do violão: Trastes, casas e suas marcações
Trastes, casas e marcações
A escala é dividida em vários espaços chamados de casas e separados por trastes. Os trates são os pequenas partes de metal e as casas são os espaços entre os trastes. São essas partes que dividem a escala em semitons.
Isso significa que cada cada casa equivale a um semitom e assim. Para ficar mais simples, vamos pensar na 1ª corda Mi (E), Quando tocada solta ela emite o som do tom Mi, ao prendê-la na primeira casa irá avançar um semitom, logo ao ser tocada emitirá o tom Fá. Na segunda casa, Fá# e assim por diante.
O número de casas varia de acordo com o modelo do violão. Não necessariamente em função do tamanho físico do braço do violão.
6. Corpo do violão: Caixa acústica
Corpo do violão – Caixa acústica
A caixa acústica nada mais é do que o corpo do violão. Ele é formado pelo fundo (parte de trás), pelo tampo (parte da frente) e pelas laterais do violão e é essa parte que amplifica o som das notas do violão.
Existem caixas acústicas de diversos materiais, mas o material ideal é a madeira. Isso porque a madeira sólida permite uma melhor sonoridade em comparação ao compensado, por exemplo. Isso significa que essa parte tem total influência no som emitido pelo violão.
No tampo é onde fica a boca do violão. É ela que faz a transmissão das ondas sonoras do violão.
Com relação ao tamanho da caixa acústica e da boca, geralmente violões com uma boca menor produz um som mais agudo se comparado a um violão com uma boca maior. O mesmo tende a ocorrer com a caixa acústica, se a caixa for muito larga, o somproduzido tende a ser mais grave e ter menor definição se comparada a uma caixa mais fina.
7. Cavalete do violão
Cavalete do violão
O cavalete é uma pequena parte posicionada na parte de baixo da caixa acústica. O material pode variar de acordo com o tipo das cordas pois uma de suas funções é prendê-las.
O cavalete do violão também influencia na sonoridade do instrumento. Ele além de prender as cordas, influenciam na mudança de tom do instrumento. Apesar de ser possível ser feito de diversos materiais, o de madeira também é o mais indicado, já que apresenta uma maior estabilidade se comparado aos de plástico.
8. Cordas do violão
Cordas do violão
As cordas merecem um destaque especial em um artigo só para elas, que você lê aqui. Acho que não é necessário dizer a importância que representam na sonoridade produzida pelo violão…haha.. Mas é importante lembrar da atenção que elas merecem.
Normalmente os violões clássicos simples possuem 6 cordas, nomeadas da mais aguda para a mais grave: Mi (ou mizinha para os íntimos..rs), Si, Sol, Ré, Lá, Mi.
Observe que as cordas de aço podem enferrujar com o tempo, portanto é importante trocá-las periodicamente. Mantê-las limpas também é necessário.
Mão do violão
A mão do violão também é chamada de cabeça, headstock ou cabeçote. É a parte de cima do instrumento. É nela que, normalmente, são gravadas as marcas dos violões.
Acredita-se que o tamanho e o peso da mão do violão influenciam no som produzido por ele. Nessa teoria, quanto maior a mão e mais pesada maior será a absorção da vibração das cordas, e isso resultará em uma maior qualidade sonora.
2. Tarraxas do violão
Tarraxas do violão
As tarraxas ou cravelhas são as “borboletinhas” posicionadas na mão do violão. Existe uma para cada corda e elas controlam a afinação da corda correspondente ao ser girada para um lado ou para outro (apertando ou soltando).
Elas podem ser feitas de plástico ou metal, mas as tarraxas de metal são as mais procuradas, já que garantem uma maior estabilidade no instrumento.
3. Pestana do violão
Pestana do violão
A pestana é a parte que une a mão ao braço do violão. As cordas passam por ela e direcionadas até as tarraxas para afinação. Por isso é importante que a pestana esteja em bom estado e que tenham sido produzidas com um bom material, pois um problema nessa parte pode influenciar na afinação e, consequentemente, no som produzido pelo violão.
É essa partezinha pequena que parece não fazer sentido, que garante uma boa entonação, afinação, precisar estar na altura correta para facilitar a digitação das notas, e regular para evitar sons indesejados.
4. Braço do violão
Braço do violão
O braço do violão é a parte seguinte à pestana. Dentro do braço do violão há um tensor, principalmente nos violões de cordas de aço, que nada mais é do que uma peça de metal ou madeira mais rígida que controla a envergadura do braço de acordo com a tensão da corda. Isso é necessário porque as cordas de aço tendem a ter uma tensão maior, e o tensor pode ser ajustado para evitar que o braço empene.
Na parte da frente do braço do violão é onde fica a escala. O tamanho dessa escala influencia diretamente no som do violão. Quanto maior a escala, maior a tensão das cordas, logo o som do violão tende a ficar mais alto e agudo. Quanto menor a escala, menor será a tensão nas cordas, e o som tende a ficar um pouco mais grave.
5. Braço do violão: Trastes, casas e suas marcações
Trastes, casas e marcações
A escala é dividida em vários espaços chamados de casas e separados por trastes. Os trates são os pequenas partes de metal e as casas são os espaços entre os trastes. São essas partes que dividem a escala em semitons.
Isso significa que cada cada casa equivale a um semitom e assim. Para ficar mais simples, vamos pensar na 1ª corda Mi (E), Quando tocada solta ela emite o som do tom Mi, ao prendê-la na primeira casa irá avançar um semitom, logo ao ser tocada emitirá o tom Fá. Na segunda casa, Fá# e assim por diante.
O número de casas varia de acordo com o modelo do violão. Não necessariamente em função do tamanho físico do braço do violão.
6. Corpo do violão: Caixa acústica
Corpo do violão – Caixa acústica
A caixa acústica nada mais é do que o corpo do violão. Ele é formado pelo fundo (parte de trás), pelo tampo (parte da frente) e pelas laterais do violão e é essa parte que amplifica o som das notas do violão.
Existem caixas acústicas de diversos materiais, mas o material ideal é a madeira. Isso porque a madeira sólida permite uma melhor sonoridade em comparação ao compensado, por exemplo. Isso significa que essa parte tem total influência no som emitido pelo violão.
No tampo é onde fica a boca do violão. É ela que faz a transmissão das ondas sonoras do violão.
Com relação ao tamanho da caixa acústica e da boca, geralmente violões com uma boca menor produz um som mais agudo se comparado a um violão com uma boca maior. O mesmo tende a ocorrer com a caixa acústica, se a caixa for muito larga, o somproduzido tende a ser mais grave e ter menor definição se comparada a uma caixa mais fina.
7. Cavalete do violão
Cavalete do violão
O cavalete é uma pequena parte posicionada na parte de baixo da caixa acústica. O material pode variar de acordo com o tipo das cordas pois uma de suas funções é prendê-las.
O cavalete do violão também influencia na sonoridade do instrumento. Ele além de prender as cordas, influenciam na mudança de tom do instrumento. Apesar de ser possível ser feito de diversos materiais, o de madeira também é o mais indicado, já que apresenta uma maior estabilidade se comparado aos de plástico.
8. Cordas do violão
Cordas do violão
As cordas merecem um destaque especial em um artigo só para elas, que você lê aqui. Acho que não é necessário dizer a importância que representam na sonoridade produzida pelo violão…haha.. Mas é importante lembrar da atenção que elas merecem.
Normalmente os violões clássicos simples possuem 6 cordas, nomeadas da mais aguda para a mais grave: Mi (ou mizinha para os íntimos..rs), Si, Sol, Ré, Lá, Mi.
Observe que as cordas de aço podem enferrujar com o tempo, portanto é importante trocá-las periodicamente. Mantê-las limpas também é necessário.
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