Respostas
Se não houvesse estrutura articular, a mobilidade do esqueleto seria inviável devido ao desgaste dos ossos e às dores que certamente acompanhariam os movimentos. Nas extremidades dos ossos, existe uma estrutura complexa chamada cartilagem, capaz de permitir o deslizamento das estruturas ósseas. Essa cartilagem, portanto, deve ser preservada, tomando-se cuidados para que ela não sofra agressões, já que ela tem uma capacidade de regeneração muito pequena e até mesmo duvidosa.
Alguns fatores capazes de degenerar a estrutura articular são o excesso de peso corporal e os processos inflamatórios. O excesso de peso faz com que essas estruturas sofram uma pressão excessiva e contínua, levando ao desgaste precoce da estrutura cartilaginosa. Já os processos de dor
articular devem ser investigados e tratados rapidamente, evitando que se instale uma inflamação crônica e, portanto, mais agressiva.
Alguns fatores, porém, auxiliam a estrutura articular, proporcionando-lhe estabilidade e evitando o desgaste. No caso dos joelhos, os meniscos atuam como verdadeiros amortecedores, diminuindo o atrito sobre a cartilagem. Outros estabilizadores importantes são os ligamentos, que permitem que a articulação se movimente dentro de um eixo específico, impedindo seu desgaste.
Liquido sinovial que fica entre as articulações , exemplo o atrito que ocorre entre os osso do fêmur e tíbia e patela