• Matéria: Pedagogia
  • Autor: camillasoares2710
  • Perguntado 7 anos atrás

3) As políticas educacionais elaboradas nas décadas de 1980 e 1990 pelos governantes sob a luz das recomendações de organismos multilaterais, com o discurso de melhoria da qualidade da educação e questões sociais, estabelece uma relação estreita entre educação e trabalho, principalmente em uma sociedade com novas demandas geradas pela "globalização". Frente ao exposto é verdadeiro o que se afirma em: I: Neste contexto surge nas reformas educacionais o "modelo de competências", para os indivíduos lidarem com todas as transformações sociais e profissionais em uma sociedade globalizada e tecnológica. II: Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o desenvolvimento das competências faz parte dos fundamentos pedagógicos da proposta curricular, indicando à educação formal que os resultados das aprendizagens precisam se expressar e se apresentar como sendo a possibilidade de utilizar o conhecimento em situações que requerem aplicá-lo para tomar decisões pertinentes. A esse conhecimento mobilizado, operado e aplicado em situação se dá o nome de competência". III: Uma educação que visa o desenvolvimento de competências pode ser muito interessante, partindo do princípio que pensamos a evolução do indivíduo como um todo, o desenvolvimento humano, e não apenas o dos conhecimentos cognitivos e teóricos.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
4

Olá!

A resposta correta é Todas as alternativas estão corretas!

O "modelo de competências" apresentado no texto reflete a mudança obtida pelas reformas educacionais a partir das décadas de 80 e 90.

Dessa forma, muda-se o paradigma do ensino tradicional, para um ensino progressista, que passa a reconhecer o desenvolvimento humano como um tudo, além de estimular a autonomia, a consciência crítica e política de todos os jovens em sua formação.

Perguntas similares