A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia dedicado à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Diversos profissionais deram suas contribuições para o surgimento desta, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Entre tais contribuições destacam-se abordagem de Ensino Direto e do Construtivismo. Em relação a essas abordagens e sua relevância no contexto atual da Psicologia Educacional, é CORRETO afirmar que: a) Duas correntes psicológicas contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: a corrente cognitiva e a comportamental, ainda presentes na Psicologia Educacional atual. b) Na abordagem de Ensino Direto, toda a reflexão é feita focando-se nos alunos, considerados os responsáveis pela construção ativa do conhecimento, mediante a orientação do professor. c) Na abordagem de Ensino Direto, um objetivo importante é minimizar o tempo do estudante em sala de aula, diminuindo, assim, as expectativas com relação ao esforço e dedicação dos professores. d) Os construtivistas defendem que as crianças necessitam permanecer em silêncio durante toda a aula, no papel de aprendizes que memorizam mecanicamente as informações transmitidas. e) Sabe-se que a abordagem construtivista origina-se das reflexões de E. L. Thornedick, ao passo que a abordagem de Ensino Direto origina-se do centro das filosofias de educação de William James e John Dewey.
Respostas
Resposta: A
Explicação: Duas correntes psicológica contribuíram para o surgimento das abordagens destacadas no enunciado da questão: A corrente cognitiva e a comportamental,ainda presentes na Psicologia Educacional atual.
A única alternativa correta é letra A. As abordagens da psicologia educacional nos trouxeram um panorama mais amplo sobre o trabalho do educador e o potencial do aluno.
Sobre a psicologia da educação em sua prática:
A psicologia na educação auxiliará o educador na transmissão do conhecimento para os alunos, e, além disso, poderá agregar todas as esferas da escola enquanto instituição em seu potencial formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem.
Por fim, a educação parte do pressuposto que os indivíduos em formação devem ter a experiência teórica de diversos tipos de saberes, incluindo a alfabetização e o letramento, pois todo o conteúdo apresentado ao longo de sua formação o auxiliará na vida fora da escola, seja sendo especializado em alguma profissão ou ocupando outros cargos.
Mais sobre o papel da gestão escolar:
https://brainly.com.br/tarefa/23870232