a) Como o movimento da Reforma Protestante repercutiu na Igreja Católica?
b) Como a Igreja Católica posicionou-se me relação aos seguintes aspectos criticados pelos protestantes?
Respostas
a) A igreja católica tentou reagir com o que chamamos de contra reforma, não aceitaram perder poder e fiéis então fizeram uma reunião eclesiástica chamada de Concílio de Trento que iria decidir qual rumo a igreja levaria diante das reformas religiosas.
b) Para barrar os avanços protestantes a igreja católica condenou a igreja protestante, nisso surge o termo " Index Librorum Pronibitorum" (Lista de Livros Proibidos) que proibia todos os livros protestantes e aqueles que ameaçavam os dogmas católicos.
Relançou também o Tribunal da Santa Inquisição que perseguia e condenava hereges e infiéis.
Para aumentar a influencia católica criaram a ordem dos jesuítas que tinham objetivo de catequizar. Repensaram seus dogmas e deixaram de celebrar missas em latim - já que perdiam fiéis porque ninguém entendia o que era falado nessas celebrações.
Há também a criação de seminários para ensinar a se tornar padres que era uma forma de se preparar para debater com outras religiões.
a) A Igreja Católica reafirmou a estrutura eclesiástica e a autoridade papal. Porém, ordenou a criação de sinários para melhorar a preparação do clero. Em relação à salvação.
b) O Tribunal do Santo Ofício e o Índex não trabalhavam a partir da lógica da educação do fiel, pois tinham por objetivo frear o crescimento de outras religiões e crenças. Já a Companhia de Jesus possuía caráter educativo, uma vez que funda escolas e pratica a catequese, que ensina sobre os princípios católicos.