Respostas
A urina é formada no interior dos rins, em uma região conhecida como néfrons. Os néfrons, que medem cerca de 30 a 55mm, são as unidades funcionais dos rins. Eles são formados basicamente pelo corpúsculo renal e um tubo longo que desemboca nos tubos coletores de urina.
O corpúsculo renal é constituído pelos glomérulos, que são formados por um enovelado de capilares envoltos por uma cápsula renal, também chamada de cápsula de Bowman. Ligado ao corpúsculo, encontra-se um longo tubo que pode ser dividido em três partes: túbulo proximal, alça néfrica ou de Henle e túbulo distal.
O sangue chega aos rins pela artéria renal, que se ramifica até formar as chamadas arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas penetra em uma cápsula renal e forma o glomérulo renal. A arteríola que sai do glomérulo é chamada de arteríola eferente.
→ Quais são as etapas do processo de formação da urina?
O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.
A reabsorção e a secreção tubulares são processos que ocorrem a nível dos nefrónios e que formam, em conjunto com a filtração glomerular, os processos renais básicos.
Após a filtração do plasma sanguíneo no glomérulo de Malpighi, o filtrado glomerular, também chamado urina primitiva, flui pelos túbulos renais e tubos coletores e é excretado sob a forma de urina definitiva.