Gerir uma empresa utilizando indicadores facilita muito as tomadas de decisões pelo proprietário ou gestor. Um indicador muito utilizado nas análises econômico-financeiras é a liquidez corrente (LC), que é representada pela seguinte equação:
Sabendo disso, marque a alternativa que indica corretamente qual das informações pode ser obtida a partir da análise deste indicador.
-Qual é o montante das dívidas contraídas pela empresa.
-Se o processo de cobrança dos créditos está ocorrendo como programado.
-Se os pagamentos das dívidas foram adequadamente realizados.
-Como está a situação financeira para honrar os compromissos em curto prazo. --Pode-se avaliar como está o nível de créditos obtidos pela empresa.
Respostas
Bom dia,
Os índices de liquidez determinam a capacidade da empresa arcar com suas obrigações. Existem quatro indicadores de liquidez: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Geral.
A Liquidez Corrente é a divisão entre os ativos de curto prazo da empresa pelas obrigações de curto prazo e determinam a capacidade de pagamento da empresa nesse período.
A Liquidez Seca segue a mesma linha da Liquidez Corrente, porém desconsidera-se o valor dos estoques do total de ativos de curto prazo da empresa, já que entende-se que a liquidez desse ativo é diferente dos demais.
Já a Liquidez Imediata é obtida através da divisão entre as disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa) da empresa e as obrigações de curto prazo. Esse indicador demonstra o quanto a empresa consegue arcar das suas obrigações com o dinheiro já à disposição da empresa, ou seja, a capacidade de pagamento imediata.
E a Liquidez Geral, como o próprio nome sugere, determina a capacidade de pagamento geral da empresa, ou seja, no curto e no longo prazo. Esse indicator é obtido através da divisão entre o Ativo circulante total somado ao realizável à longo prazo, dividido pelo total das obrigações da empresa.
.
Tendo em vista o conceito de Liquidez Corrente abordado acima, podemos concluir que a reposta correta é a ALTERNATIVA 4.
- Como está a situação financeira para honrar os compromissos em curto prazo