Carolina Pereira é gerente de inovação de uma empresa de grande porte fabricante de eletrodomésticos. Essa empresa tem a inovação como prioridade e investe aproximadamente 3% do seu faturamento no desenvolvimento de novos produtos. Nos três últimos anos, Carolina esteve envolvida no projeto de desenvolvimento de uma máquina de uso doméstico que produz suco e refrigerante e que foi lançada há seis meses no mercado. Ao avaliar os resultados do projeto, Carolina teve a satisfação de verificar que as principais metas do projeto foram atingidas. Em termos de mercado, a máquina foi um sucesso, mudando a maneira como as pessoas começaram a tomar refrigerante, deixando de comprar as garrafas para fazê-lo em casa. De forma a reconhecer o desempenho da equipe, todos receberam como premiação uma viagem com a família para Fernando de Noronha. O projeto teve seu início em uma sessão de geração de ideias que foi liderada pela Carolina. Essas sessões são realizadas a cada seis meses, de forma que surjam novas ideias de produtos, e também sejam discutidas as principais tendências na área. Participaram dessa sessão criativa pessoas de diferentes áreas da organização, bem como alguns integrantes da área de pesquisa e desenvolvimento e de marketing. Ao iniciar a sessão, Carolina apresentou diversas pesquisas de campo realizadas com consumidores, tendências relacionadas ao consumo de bebidas e alimentos, novas tecnologias que estavam surgindo e diversos modelos de eletrodomésticos produzidos por sua empresa e pelos concorrentes, tanto do Brasil quanto de outros países do mundo. Diversas ideias foram apresentadas, até que se chegou a proposta inicial do que seria a máquina de suco e refrigerante. Uma vez que a proposta foi aprovada, foi definido o time de projeto, que desenvolveu o sistema para refrigerar a bebida, bem como o processo de gaseificação do refrigerante, além do conceito de como ficaria o produto final. Porém, a parte das essências das bebidas teve que ser feita por um fornecedor parceiro, uma vez que não se tinha, dentro da empresa, pessoas com conhecimento nesta área e nem tempo hábil e infraestrutura para esse desenvolvimento.

Com base nesse estudo de caso hipotético, faça o que se pede nos itens a seguir:

a) Identifique no estudo de caso cinco elementos que caracterizam a empresa, na qual Carolina trabalha, como sendo inovadora. (valor:30%)

b) A máquina desenvolvida pela equipe da Carolina pode ser considerada como sendo uma inovação incremental, disruptiva ou radical? Justifique sua resposta. (valor: 30%)

c) Descreva as etapas do processo de inovação, identificando no mesmo as ações apresentadas no estudo de caso. (valor: 40%)

Respostas

respondido por: nhapetatelie
0

Olá, amigo(a)!

a)- Processo formal de geração de idéias: semestralmente são feitas reuniões para novas idéias voltadas à inovação;

- Utilização de novas tecnologias: foi desenvolvida dentro da empresa uma nova máquina;

- tempo de uma nova idéia gerar produto/processo: tempo reduzido entre o planejamento e o lançamento no mercado. Como certa parte do processo não tinha como ser realizado pela empresa pelo tempo e falta de funcionários, foi contratada uma terceirizada.

- Receita de produtos, serviços e processos novos: a máquina lançada era uma novidade.

- Reconhecimento e prêmios como empresa inovadora: os funcionários foram premiados com uma viagem.

b) Inovação radical, pois trouxe algo para o mercado que não existia antes que foi desenvolvido dentro da própria empresa.

c) São essas etapas: pesquisa básica, pesquisa contínua, desenvolvimento, engenharia, fabricação, marketing, promoção e melhoria contínua.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!


Perguntas similares