• Matéria: Português
  • Autor: Andrefelipe3107
  • Perguntado 7 anos atrás

. (UERJ - 2016/1) “Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate.”

Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes.

O último parágrafo do texto é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.

Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:

Respostas

respondido por: faguiarsantos
491

Olá! Espero ajudar!

O Sofisma é caracterizado por um erro argumentativo deliberado, em que existe um rompimento com a lógica, o que leva à conclusões incorretas. A palavra está associada aos filósofos gregos Sofistas, que ensinavam aos seus discípulos técnicas argumentativas para convencimento.

Em um argumento válido, as proposiçoes ou premissas verdadeiras levam de modo lógico à uma conclusão verdadeira. Ou seja, as proposições validam a conclusão.

No caso do sofisma da questão “Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate.” , o fato de todo abacate ser verde não infere que todas as coisas que forem da cor verde serão um abacate. Assim, temos aqui um exemplo de generalização indevida, já que a generaização só pode ser aplicada aos abacates.

Letra B



respondido por: ribeiroconceicao1946
4

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

generalização indevida

Perguntas similares