• Matéria: ENEM
  • Autor: elianeapmelo
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto abaixo e depois responda à questão:


“Hobbes fala de uma natureza imutável dos homens em relação ao tempo e a história, o que os coloca em condição de igualdade plena entre si e faz com que nenhum possa se sobrepor integralmente aos demais. Para o autor, essa situação leva a uma instabilidade, na qual ninguém consegue saber o que os outros pensam ou desejam. O mais prudente sempre seria atacar, com vistas a evitar ser atacado em algum momento. Assim, o homem estaria em um permanente estado de guerra de todos contra todos”.


Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 36.

Tendo como referência o conteúdo abordado no livro base da disciplina e seus conhecimentos sobre Hobbes, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que descreve corretamente o que podemos compreender por estado de natureza.

A
O estado de natureza é um estado hipotético em que cada um é completamente livre para fazer o que quer. É um estado sem normas reconhecidas por todos, sem contrato, em que aflora a natureza humana.

B
O estado de natureza é um estado formado por normas e regras obedecidas por todos.

C
O estado de natureza é uma referência ao governo de muitos, principalmente, ao modelo democrático.

D
Estado de natureza é um conceito desenvolvido por Kant onde não existe distinção entre política e religião.

E
Estado de natureza é um conceito desenvolvido por Karl Marx que trata, principalmente, da questão da exploração do proletariado.


Respostas

respondido por: EduardoPLopes
14

O Estado de Natureza é um conceito hipotético que visa ilustrar um momento "mítico" da história dos sujeitos humanos anterior à política (pensemos, por exemplo, nos homens das cavernas) e que serve para ilustrar como uma suposta "natureza humana" agiria se não fosse regida pelas normas políticas.

No caso de Hobbes, o "Estado de Natureza"´ é marcado por um estado constante de guerra de todos contra todos, sem normas ou leis que garantam a preservação da dignidade e da vida humana, de modo que cabe ao Estado retirar os sujeitos desta situação e civilizá-los.

É correta a alternativa A.

Perguntas similares