Respostas
O Brasil é um país que apresenta um elevado índice de violência urbana, no qual é influenciado por uma série de fatores de ordem social e econômica. O medo de ser vítima da violência aterrorizam milhões de brasileiros, diariamente, enquanto isso as medidas implementadas pelo Estado para combater o crime são ineficientes.
O sistema prisional brasileiro está saturado com grande número de detentos por metro quadrado, além disso, as pessoas privadas da liberdade não são capacitadas para serem integradas no mercado de trabalho. Outro fator impactante é a questão do preconceito ao ex-detento, que por vez impossibilita a sua integração no mercado de trabalho, esse fator influência, diretamente na marginalização após cumprir a pena.
Como também, a falta de educação de qualidade, saúde, moradia e emprego para a população de baixa renda colaboram para que haja a iniciação à ao crime, bem como a segregação social e econômica existente no país. As pessoas menos favorecidas são vítimas de intolerância e preconceito e repressão por parte do Estado.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É importante que o Estado crie programas que possibilite a profissionalização e integração dos detentos ao mercado de trabalho em condições digna de sobrevivência. Governo Federal deve desenvolver projetos sociais voltados para combater a desigualdade através da geração de oportunidades de emprego, moradia, e distribuição de renda.