• Matéria: ENEM
  • Autor: thiago3844
  • Perguntado 8 anos atrás

Chegou ao Brasil, em 1653, o notável pregador Padre Antônio Vieira, na qualidade de visitador das missões no Brasil. Familiarizado com a Colônia, pois tinha morado na Bahia com os pais até entrar no seminário, Vieira vinha com a função de evangelizar, erguer igrejas e realizar missões entre os índios do Maranhão. Uma carta do rei Dom João IV obrigava as autoridades da Colônia a lhe prestar toda a assistência e ajuda: “fazendo o contrário”, ameaçava o rei, “me dareis logo conta para mandar proceder contra os que assim não o fizerem”. DEL PRIORI, M. Religião e religiosidade no Brasil Colonial. São Paulo: Ática, 2002. A preocupação dos portugueses com as ações descritas no texto evidencia a a) distinção entre a conversão e a catequese. b) oposição entre as autoridades e os colonos. c) transição entre os governantes e os regentes. d) permutação entre os sacerdotes e os missionários. e) aproximação entre a administração e a religiosidade.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
5

Oi,

 e) aproximação entre a administração e a religiosidade.

Quando o Brasil ainda era colônia a principal preocupação do rei era domar os que aqui viviam, e os índios poderiam ser uma grande ameaça a autoridade do rei, mas se eles fossem evangelizados obedeceriam com maior facilidade.

Por isso era tão importante para o rei que o padre tivesse total acesso e ajuda das pessoas, pois através dele que ocorria uma melhor dominação dos espaços terrestres, melhorando cada vez mais a sua articulação dentro do país.

Perguntas similares