1)Desde a antiguidade os jogos já faziam parte do cotidiano dos seres humanos e sua existência independe de qualquer
fator político, social ou cultural. Por este motivo, percebemos que os jogos empresariais:
( ) a) são utilizados nas organizações para momentos de descontração entre os colaboradores.
( ) b) proporcionam vivência aos colaboradores.
( ) c) não possuem regras definidas quando são aplicadas nas empresas.
( ) d) tem o objetivo de transformar os colaboradores em perdedores.
2)Num processo de desenvolvimento dos colaboradores utilizamos as dinâmicas como uma ferramenta para auxiliar no
processo de conhecimento de cada um e também para trabalharmos o CHA destes. E para facilitar esse processo
temos uma pessoa específica para ajudar nesse processo. E neste conceito, é verdade o que se afirma na sentença
abaixo:
( ) a) O facilitador sabe tudo o que acontece e não precisa se atualizar.
( ) b) Para conduzir uma dinâmica de forma adequada, o facilitador deve adotar uma postura inflexível e agressiva.
( ) c) O público alvo não tem relevância nenhuma para o facilitador.
( ) d) O ciclo de aprendizagem é sempre levado em conta pelo facilitador durante as dinâmicas.
3)Para estruturamos um jogo e/ou dinâmica, devemos ter em mente que este processo deve ter um objetivo definido,
entender qual a mecânica lúdica a ser aplicada, mas não há uma necessidade prévia de se analisar detalhadamente o
público alvo e a complexidade envolvida no processo a ser desenvolvido.
Diante desta frase, podemos afirmar que a mesma é:
( ) Verdadeira ( ) Falsa
4)Quando realizamos atividades em grupo, no conceito relacionado às dinâmicas e jogos, estes se dividem em três
fases: Fase da Inclusão, Controle e Afeição. O que observamos nos grupos em cada uma dessas fases?
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5)Dinâmica de grupo, além de ser uma ferramenta muito usada e eficiente para compor as atividades de seleção,
também é usada em treinamentos que interferem diretamente nos resultados da empresa. Já o jogo tem como
alvo os processos empresariais como o planejamento. A diferença fundamental entre uma dinâmica e um jogo é o
objetivo. Que cuidado precisamos ter então ao escolher qual técnica utilizar nas organizações?
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Respostas
Olá,
1) b) proporcionam vivência aos colaboradores. Os jogos empresariais possibilitam aos participantes, uma percepção das possíveis consequências das tomadas de decisões de seus superiores. Interagem com o sistema, saindo da situação passiva.
2) d) O ciclo de aprendizagem é sempre levado em conta pelo facilitador durante as dinâmicas. É um processo de aprendizagem centrada no participante, estimulando questionamentos entre erros e acertos.
3) Falsa. É muito importante o conhecimento do público alvo, o grupo a ser treinado, para utilizar jogos de acordo com o grupo e com a finalidade do treinamento.
4) Seres humanos só aceitam interagir em grupo, após a satisfação de três necessidades intrapessoais: inclusão, controle e afeto. A inclusão, se somos aceitos, porque fomos aceitos e se somos valorizados pelo grupo, gerando afinidades para conquistarmos confiança. Controle, nossas responsabilidades frente ao grupo, como influenciamos o grupo, a fim de constituir estrutura dentro do grupo, e afeto, o reconhecimento de quem gosta de nós, adquirir valor e respeito pelo que somos.
5) 1. O aplicador deve escolher um jogo adequado ao que se pretende mensurar. O o aplicador deve conhecer objetivamente os conceitos e conhecimentos a serem adquiridos pelos participantes, deve apresentar o jogos com regras claras, estabelecendo permissões e proibições, deve estar próximo a realidade da empresa, deve definir os papéis dos participantes, estruturados ou não, deve aplicar o jogo de forma atrativa e que possa obter uma classificação final entre os participantes.