• Matéria: História
  • Autor: LucasTomazChaves
  • Perguntado 7 anos atrás

O período que correspondeu á presidência de Juscelino Kubitschek (1956-1961) pode ser definido por uma palavra: desenvolvimentismo. O Plano de Meta, primeiro projeto de planejamento para o desenvolvimento econômico desencadeou crescimento econômico sem precedentes. A reação ás políticas inovadoras e até arrojadas de Juscelino partiu de vários setores da sociedade. Já em 1957, Juscelino enfretara lockout de cafeicultores de São Paulo, Minas e Paraná que, pelas estradas, mobilizaram agricultores com suas máquinas( a "Marcha da Produção"), enquanto o Pacto de Unidade Intersindical (PUI) articula em São Paulo, 450mil operários na greve contra a carestia. No fim do governo, as classes médias, embora tenham experimentado melhora em suas condições de vida, estavam insatisfeitas com a política desenvolvimentista.

A partir da leitura do texto e de seu conhecimento a respeito do governo do presidente JK, é correto assinalar que a reação ás políticas desenvolvimentistas, que afetavam as classes médias, derivou:

a) do apoio de JK á Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro em 1959;
b) da ruptura com os Estados Unidos e a adesão a uma política terceiro-mundista;
c) da aceleração da inflação e aumento do endividamento do país com o exterior;
d) da ruptura com o PSD, partido que congregava a burguesia e o empresariado;
e) do retumbante fracasso do Plano de Metas, especialmente nos setores da indústria e dos transportes

Respostas

respondido por: Garcias29
16

Resposta letra C

O plano de metas de JK  foi bem sucedido, o país passou a ter maiores industrias e a consumir mais bens de consumo., vieram para o Brasil grandes empresas de fabricas de veículos.  

Neste governo, os gastos foram muitos, principalmente para  construção da nova capital para o país, Brasília.

Por causa desses imensos gastos, a inflação ficou muito alta. Mesmo diante de investimentos na indústria, não  houve uma boa redistribuição desses setores industrias, concentrando esses investimentos apenas em algumas regiões.  

Por isso, havia uma imensa desigualdade social e as pessoas tinham que migrar de uma região para outra em busca de emprego.



Perguntas similares