Respostas
Foi um movimento religioso que se voltou contra ações e regras da Igreja Católica. O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse). O ato deu origem a um processo de ruptura que abalou seriamente o domínio católico na Europa Ocidental e permitiu o surgimento de ramificações do cristianismo, como o luteranismo, a primeira religião protestante.
A reforma Protestante foi movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem anovas religiões. As causas foram a corrupção do Clero, venda de indulgências, reliquias sagradas e cargos no clero, A crise gerada pelo fim do feudalismo, Invenção da imprensa, permitindo a difusão da biblia entre outros. Um dos responsáveis pela reforma foi Martinho Lutero, que defendia que a salvação era alcançada e nao comprada. ele foi perseguido porem salvo por um nobre que fez com que o criasse uma nova religião, tornando esse nobre, imperador do Sacro imperio romano germanico.
No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. Atualmente, luteranos de todo mundo comemoram neste dia o "Dia da Reforma Protestante".
Em 2017, a Reforma Protestante fez 500 anos.