Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo. Mais de 1 milhão deles morrem dias após o parto. A prematuridade é a segunda causa de morte de crianças com menos de 5 anos de idade, ficando atrás somente da pneumonia. De acordo com o estudo, 75% poderiam ser salvos com adoção de medidas simples, como aplicação de antisséptico e antibióticos para evitar infecções.
O Brasil e os Estados Unidos estão entre os dez países com os maiores números de partos prematuros. O Brasil aparece em décimo lugar, com 279 mil partos prematuros por ano (antes de 37 semanas de gestação). A taxa brasileira é 9,2% dos bebês prematuros, igual à da Alemanha e inferior à dos Estados Unidos, que chega a 12%.
Entre 26 e 29 semanas, um feto sobrevive se nascer prematuramente, pois
a. as genitálias externas estão na sua forma fetal madura.
b. os pulmões já alcançaram um desenvolvimento suficiente para realizar trocas gasosas adequadas e o sistema nervoso central já amadureceu a ponto de controlar os movimentos respiratórios. Correto
c. a pele está coberta por um material gorduroso chamado de verniz caseoso, que é constituído por células de epiderme mortas e por um material gorduroso secretado pelas glândulas sebáceas.
d. as células epiteliais secretoras dos septos interalveolares do pulmão começam a secretar o surfactante que mantém abertos os alvéolos pulmonares em desenvolvimento, mesmo apresentando seu sistema respiratório imaturo.
e. há um ganho substancial de peso nesse período e o feto já está mais proporcional.
-
-
RESPOSTA CORRETA:
os pulmões já alcançaram um desenvolvimento suficiente para realizar trocas gasosas adequadas e o sistema nervoso central já amadureceu a ponto de controlar os movimentos respiratórios.
Respostas
respondido por:
15
Os pulmões já alcançaram um desenvolvimento suficiente para realizar trocas gasosas adequadas e o sistema nervoso central já amadureceu a ponto de controlar os movimentos respiratórios.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás