Caracterizada pela ausência de parede celular, a célula animal é delimitada pela membrana plasmática (também responsável pela modulação na entrada e saída de substâncias da célula). Para manutenção da sua integridade estrutural dispõe de um citoesqueleto (composto por redes proteicas presentes no citossol). Em seu hialoplasma encontram-se íons, aminoácidos, água, dentre outras moléculas.
Verifique as descrições das estruturas a seguir e observe a Figura:
1) Estrutura membranosa lisa que detêm enzimas que são capazes de digerir matéria orgânica, realizando assim digestão intracelular controlada.
2) Diferem de uma outra bolsa membranosa da célula em relação ao tipo de enzima que nela está contida, pois catalisam o peróxido de hidrogênio (substância tóxica a célula que precisa ser degradada).
3) As funções incluem a síntese de carboidratos, lipídios e hormônios esteróides; Desintoxicação de medicamentos e venenos; Armazenamento de íons cálcio.
4) Organelas responsáveis pela quebra de moléculas combustíveis e captura da energia durante o metabolismo celular.
5) O material genético (majoritariamente DNA e em menor proporção RNA) encontra-se associado a diversas proteínas e separa-se do citoplasma por meio da membrana nuclear.
Figura. Diagrama da célula animal típica.
Diagrama da célula animal
Fonte: Adaptado. Disponível em: Acesso em 8 Dez 2017.
Assinale a alternativa que contém as estruturas correspondentes aos números da Figura:
Escolha uma:
a.
1 – Cromatina; 2 – Retículo Endoplasmático Liso; 3 – Peroxissomos;4 – Mitocôndria; 5 – Lisossomos.
b.
1 – Retículo Endoplasmático Liso; 2 – Cromatina; 3 – Lisossomos; 4 – Mitocôndria; 5 – Peroxissomos.
c.
1 – Lisossomos; 2 – Peroxissomos; 3 – Retículo Endoplasmático Liso; 4 – Mitocôndria; 5 – Cromatina.
d.
1 – Peroxissomos; 2 – Lisossomos; 3 – Retículo Endoplasmático Liso; 4 – Mitocôndria; 5 – Cromatina.
e.
1 – Lisossomos; 2 – Peroxissomos; 3 – Retículo Endoplasmático Liso; 4 – Cromatina; 5 – Mitocôndria.
Respostas
Resposta:
1 – Lisossomos; 2 – Peroxissomos; 3 – Retículo Endoplasmático Liso; 4 – Mitocôndria; 5 – Cromatina.
CORRETO!!
Explicação:
A alternativa C está correta. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular. Os peroxissomos são vesículas arredondadas que armazenam enzimas catalisadoras do peróxido de hidrogênio. O retículo endoplasmático está relacionado com a síntese de macromoléculas. As mitocôndrias participam do processo de respiração celular. A cromatina é formada pela dupla-fita de DNA associada as histonas.
Lisossomos
Sacos membranosos envolvidos por uma membrana única cheios de enzimas otimamente ativas em pH ácido que promovem a degradação de moléculas.
- Lisossomos primários: vesículas formadas a partir do complexo de Golgi que ainda não participaram de nenhum processo de digestão e, portanto, têm apenas enzimas no seu interior.
- Lisossomos secundários: fusão dos lisossomos primários com vesículas para iniciar a digestão.
Peroxissomos
Organelas arredondadas membranosas que armazenam enzimas responsáveis pela catalisação do peróxido de hidrogênio, ou seja, realiza a desintoxicação do organismo. Estão envolvidos também na produção de ácidos biliares produzidos no fígado.
Retículo endoplasmático
Complexo de membranas formados por sacos achatados interligados, podendo ser classificados em retículo endoplasmático liso ou rugoso.
- Retículo endoplasmático liso: membrana em formato tubular. Participa da síntese de lipídeos e do metabolismo de carboidratos, do processo de desintoxicação celular e armazena cálcio.
- Retículo endoplasmático rugoso: apresenta ribossomos aderidos na membrana externa, sendo, portanto, responsáveis pela síntese de proteínas. Participa também da síntese de fosfolipídeos e do processo de glicosilação.
Mitocôndria
Organela de grande atividade metabólica que atua como sítio da respiração celular, processo metabólico para produção de energia (ATP).
Cromatina
Formada pela compactação da dupla fita de DNA em cromossomos a partir da ligação com proteínas histonas, formando o nucleossomo. A cromatina regula os processos de transcrição e replicação do DNA
A cromatina pode ser dividida de acordo com a sua condição em:
- Eucromatina: filamentos de cromatina pouco condensadas com DNA ativo;
- Heterocromatina: filamentos condensados com DNA inativo.
Mais sobre as organelas celulares:https://brainly.com.br/tarefa/3211636
#SPJ2