quais as principais características das instituições políticas do período republicano em roma? podem ajudar
Respostas
O Senado: a mais altas instituição da pública,formado exclusivamente pelos Patricios que nomeavam dois Consules para o governar o poder exercutivo, ele também fiscalizava os cônsules , controlava a justiça, as finanças públicas, as questões religiosas e, dirigia a política externa, incluindo a componente militar – vital num momento de conquistas expansionistas.
- As assembleias Romanas era o poder legislativo Tais assembléias também elegiam magistrados romanos e possuiam alguns poderes judiciais. Eram elas:
os Comitia Calata;
os Comitia Curiata;
os Comitia Centuriata; e
os Comitia Tributa.
-As assembléia centuriata (comitia centuriata em latim), consistia numa reunião do exército romano no Campo de Marte. Ela era a assembléia (ou comício) mais importante durante a República.
Eram as seguintes as atrubuições dos comícios por centúrias:
1-eleitorais: elegiam os magistrados maiores (cônsules, pretores, censores, ditadores, etc...);
2-legislativas: além das leis em geral, votavam as leis relativas à declaração de guerra, ao restabelecimento da paz e à conclusão de tratados, bem como a lex de censoria potestate (lei de obediência do povo aos censores);
3-Judiciárias: apreciavam a recurso, interposto pelo cidadão, da sentença de condenação de morte.
-O Cursus Honorum (latim: curso honorífico ou caminho das honras) designava o percurso sequencial das magistraturas exercidas pelos políticos da Antiga Roma. Para se aceder a estes cargos era necessário, por exemplo, ter uma certa idade;
questor (idade mínima de 31 anos);
edil (37 anos);
pretor (40 anos);
cônsul (43 anos).
Havia ainda outros cargos importantes dentro da República Romana, fora do quadro do cursus honorum:
Tribuno da plebe
censor
ditador
O Pontifex Maximus ("Sacerdote Máximo") designava o sacerdote Supremo do colégio dos Sacerdotes, a mais alta dignidade na religião romana.início um posto religioso durante a República foi politizado se tornando uma instituição até ser incorporado pelo imperador,durante o Império.