Respostas
Inicialmente, revisemos a característica das classes nominais: substantivo, pronome, numeral, adjetivo e o próprio artigo são variáveis em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Assim sendo, em uma expressão como “A terrorista”, percebemos as variações “As terroristas”, “Os terroristas” ou “O terrorista”.
Resumindo, em “A terrorista”, o determinante A é um artigo justamente por ser passível da citada variação.
Outro aspecto superinteressante de nossa Língua está em uma das características da preposição: classe invariável. Sim! Preposição não possui aquelas marcas de flexão quanto ao gênero ou ao número. Como exemplo, vejamos um trecho da atualidade:
“A homenagem é a você, cartunista!”
Agora, convertamos essa frase para o plural integralmente. Que teremos?
“As homenagens são a vocês, cartunistas!”
Conclusão: o primeiro A, que determina “homenagens”, é artigo (justamente pela possibilidade de plural). Já o segundo A, ligando verbo e “vocês”, por ser invariável, é preposição.
Por: Diogo Arrais
BÔNUS: Coloque as preposições no ritmo de alguma música que seja fácil lembrar, até mesmo uma cantiga infantil, assim, não esquecerá.
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PER, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.
Aqui tem uma musiquinha fácil para lembrar: https://www.youtube.com/watch?v=wIDvaR0FeNs
Exemplo: Eu vou ao mercado compra Macarrão para você.
o Para é uma preposição. pois, Está ligando.
(Espero ter ajudado, Essa minha explicação foi um tanto quando Pequena. bastante eu sei, Mas eu realmente espero que vc tenha entendido, Bons estudos meu anjo!)
Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais. As preposições podem introduzir:
• Complementos verbais: Obedeço “aos meus pais”.
• Complementos nominais: continuo obediente “aos meus pais”.
• Locuções adjetivas: É uma pessoa “de caráter”.