Respostas
Saudações :D
Para respondermos essa questão primeiro precisamos saber em quais famílias estão o cloro e o cálcio na tabela periódica.
O cálcio (Ca) está na família 2A, nessa família estão os metais alcalinos-terrosos. Os metais tem tendência a doar elétrons parar ficar estável.
O cloro (Cl) está na família 7A, nessa família estão os halogênios, que são todos ametais. Os ametais tem tendência a receber elétrons para ficar estável.
Para sabermos o número de elétrons na camada de valência dos elementos da família A vemos em qual família ele está. Por exemplo: Se estiver na família 1A tem 1 elétron, se estiver na 2A tem 2 elétrons e assim por diante.
O cálcio está na família 2A e portanto quer doar esses dois elétrons, enquanto o cloro está na família 7A e quer receber um elétron para alcançar sua estabilidade, que é explicada pela lei do octeto. ;)
Se temos 2 elétrons sendo doados e só um sendo recebido, precisamos de mais um elemento que receba o outro. Por isso a fórmula fica , já que cada elétron vai para um cloro. Não é provável de existir o composto porque haveria um compartilhamento de elétrons entre os 4 cloros ao invés do equilíbrio iônico que tem preferência.
Espero ter ajudado! :)